A terça-feira (17/05) marca o forte avanço da massa de ar polar sobre o território nacional. Vários eventos significativos podem ocorrer durante o dia, como o registro de rajadas de vento superiores aos 140 km/h, temperaturas negativas, geadas amplas, registro de neve ou chuva congelada e o forte declínio das temperaturas até na parcela central do país.
Em relação às instabilidades, há potencial para chuvas sobre o sul da região sul, leste da região sudeste e metade norte da região norte. No nordeste, as instabilidades ocorrem mas de maneira esparsa e passageira.
As geadas poderão ser registradas no período da manhã, entre o sul do MS, sul de SP até as serras do norte do RS. E o evento pode voltar a ocorrer entre a noite de terça e madrugada de quarta.
E é justamente entre a noite de terça e madrugada de quarta, onde podemos ter o registro das menores temperaturas do ano, na região sul, até o momento.
Região Norte
A tendência indica possibilidade de chuvas em toda a metade norte da região. Há também possibilidade de chuvas localmente fortes sobre o norte do AM, RR e AP. Na grande região do Rio Negro, os volumes no decorrer do dia podem superar a marca dos 60 mm. No entanto, sobre o AC, RO e TO a previsão indica o predomínio de tempo seco. Vale mencionar que, as temperaturas ainda não entram em declínio nesta terça, mas isso pode ocorrer a partir da madrugada de quarta.
Região Nordeste
As condições do tempo são bastante variadas sobre a região nordeste. Há potencial para pancadas de chuvas isoladas e passageiras, em praticamente todas as áreas. Entretanto, sobre o estado da BA essa condição é menor. As temperaturas seguem elevadas, com regiões podendo registrar máximas superiores aos 35°C no interior do PI.
Região Centro-Oeste
O ar polar chega na região, provocando um declínio nas temperaturas até no sul do MT. Além disso, o tempo firme durante todo o período eleva as condições para formação de geadas ao sul do MS. Nesta parte, as temperaturas também ficaram abaixo dos 5°C no amanhecer e no anoitecer. Durante a tarde, os termômetros podem ficar abaixo dos 20°C na metade sul da região como um todo. Apesar das baixas temperaturas, os índices de umidade podem ficar baixos também, promovendo a perda de água do solo na grande região do Pantanal.
Região Sudeste
A massa de ar frio chega à região, derrubando as temperaturas até a metade sul do estado Mineiro. Há condições para formação de geadas no sul de SP e pontualmente nas áreas mais altas do sul de MG. Algumas nuvens poderão gerar chuvas fracas e passageiras entre o litoral de SP, RJ, ES e na metade norte de MG. As instabilidades mais fortes poderão ser registradas sobre Nanuque e Afonso Cláudio, com registros próximos aos 10 mm. No período da tarde as temperaturas também ficam amenas, migrando para um anoitecer gelado.
Região Sul
O grande destaque será a forte e constante intensidade dos ventos sobre o sudeste da região. Além de, claro, o avanço da intensa massa de ar polar. Essa combinação entre os ventos mais intensos e as temperaturas mais baixas vai provocar a sensação de muito frio. O ciclone também leva chuvas para a região, e elas se concentram na metade sudeste do RS, com os maiores volumes ocorrendo na grade reig?o do Litoral Lagunar, com marcas na casa dos 20 mm. As geadas podem se formar, especialmente no período da noite, entre as serras de SC e toda a região central do PR. E será no centro-sul do PR, onde podemos ter as menores temperaturas do dia.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem