Esta quinta-feira (01/07) será marcada mais uma vez pelas baixas temperaturas em uma grande área do país, provocando o fenômeno da friagem ao norte do país, geadas amplas ao sul e temperaturas próximas de zero graus no centro-oeste e sudeste do Brasil. Essa massa de ar frio também impede a formação de nuvens carregadas sobre grande parte do país. No entanto, a quinta também será marcada pelo retorno das chuvas volumosas em alguns pontos do litoral do nordeste.
No decorrer dos próximos dias a condição de frio intenso vai diminuindo no centro-oeste , especialmente no MT e GO, mas ainda mantém as temperaturas relativamente baixas ao sul do AM, AC e RO. Mas, o frio continuará sobre o sul do MS, SP, MG e nos três estados do sul. Ainda com as condições para formação de geadas amplas na região sul e sul de MG. E a tendência para até a primeira quinzena de Julho, é que não haverá volumes significativos de chuva no interior do país, o tempo prevalecerá seco desde o sul do AM, sul do MA até a região sul do Brasil. Ao passo que as chuvas ficarão concentradas nas faixas litorâneas desde SC, com baixos volumes, até o litoral do MA com volumes mais significativos. As chuvas volumosas ficarão restritas ao norte de RR e norte do AP.
Saiba como fica o tempo para cada região:
Região Norte
A massa de ar polar continua avançando sobre a região norte do país provocando o fenômeno de friagem, especialmente ao amanhecer, onde novamente teremos temperaturas frias no AC e em RO. E com as temperaturas mais amenas e o vento soprando de sul para norte, as condições para formação de chuvas diminuem em praticamente todas as áreas da região. Essas chuvas ficarão restritas ao extremo norte do AM, RR, AP e norte do PA.
Região Nordeste
As instabilidades retornam para a região nordeste, com condições para temporais localmente fortes. Esses temporais poderão ocorrer, particularmente, entre a metade norte do PI até o estado de SE e norte da BA. As chuvas também estarão presentes ao norte do MA, porém com menor intensidade do que nas demais áreas com chuva. Já no interior nordestino, o dia amanhece com temperaturas amenas, mas com a presença do sol o período da tarde será quente e seco.
Região Centro-Oeste
A forte massa de ar polar continuará atuando sobre a região, mantendo o frio intenso ao sul do GO e MS no período da madrugada e manhã. Novamente, não são descartadas a possibilidade de formação de geadas pontuais ao sul do estado de GO, e temperaturas negativas, além das geadas amplas, ao sul do MS. Porém, a presença do sol e uma tarde sem nuvens, garante um maior aquecimento. Sendo que ao norte do MT e norte do GO, os termômetros podem ultrapassar os 33°C de máxima. Não há perspectiva de chuvas para a região.
Região Sudeste
Novamente o amanhecer será gelado na metade sul da região, com a possibilidade de geadas fracas no oeste paulista e geadas mais generalizadas ao sul de MG. Além disso, nos pontos mais altos do sul de MG e norte de SP, as temperaturas poderão ser negativas ao amanhecer, bem como em algumas regiões do extremo sul de SP. As temperaturas não sobem tanto no leste de MG e leste de SP, podendo ficar abaixo dos 21°C, ao passo que ao norte de MG os termômetros poderão superar a marca dos 30°C. Também não há perspectivas para chuvas em toda a região sudeste, apenas uma maior variação de nebulosidade no litoral dos estados e leste de MG.
Região Sul
O frio continua intenso sobre a região, mas não como nos dias anteriores. Ainda há condições para formação de geadas amplas e fortes entre a metade oeste do RS, SC e PR e temperaturas negativas nessas áreas também. No período da tarde com a presença do sol, as temperaturas ficam amenas, exceto nas serras entre RS e SC que continuarão com uma tarde fria. Não há condições para chuvas em toda a região.
NOVIDADE: confira a nossa plataforma completa de mapas em: https://www.agrolink.com.br/agrotempo/mapa
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem