Nesta quarta-feira (27/10) o padrão atmosférico favorece a manutenção do corredor de umidade sobre a faixa noroeste-sudeste, promovendo as condições para chuvas sobre o centro-oeste e sudeste do país. Alguns pontos do sudeste, poderão registrar temporais localmente fortes com possibilidade de queda de granizo isolado. As instabilidades de leste também promovem o retorno das chuvas no leste do nordeste. Já no sul do país o predomínio do tempo será firme com as temperaturas em gradativa elevação.
Saiba como fica o tempo em cada região:
Região Norte
O padrão das chuvas sobre a região continuam com uma boa distribuição, especialmente na faixa noroeste-sudeste. Este fluxo contínuo de umidade favorece chuvas volumosas ao norte do AM, RR, nas áreas adjacentes à Manaus e Belém do PA, provocando acumulados próximos dos 50 mm pontualmente. No entanto, as chuvas diminuem no TO, mas ainda há condições para o registro de temporais pontuais ao norte do estado. Bem como no estado do AC, que também terá chuvas irregulares no decorrer do dia. E a tendência para o estado do AP é de que o tempo fique firme em boa parte do estado, com possibilidade de pancadas isoladas ao sul.
Região Nordeste
As instabilidade de leste retornam para a região, promovendo chuvas entre o litoral sul da BA até o leste do RN. Apesar das maiores condições para chuvas, os volumes serão baixos e na forma de pancadas passageiras. Sobre o estado do MA, as instabilidades também diminuem em relação ao dia anterior, mas ainda poderão provocar pancadas isoladas gerando acumulados próximos dos 10 mm ao norte do estado. Já nas demais áreas do nordeste, o tempo será firme, quente e com algumas regiões registrando índices de umidade relativa do ar abaixo dos 20% nos horários mais críticos.
Região Centro-Oeste
O corredor de umidade proveniente da Amazônia, orientado de noroeste-sudeste, mantém as condições favoráveis para chuvas em boa parte da região centro-oeste. Essas chuvas ocorrerão preferencialmente no período da tarde na região do Bolsão Sul-Matogrossense, norte do MS, sul do GO e na faixa noroeste-sudeste do MT. Com potencial para fortes temporais no norte do MS e sul do MT, provocando chuvas volumosas em um curto período de tempo. Ainda que haja condições para chuvas fortes, os acumulados ao final do dia ficam na ordem dos 20 mm nos pontos mais atingidos. Já no sul e oeste do MS, DF e norte do GO, a tendência será de tempo firme.
Região Sudeste
A manutenção do corredor de umidade proveniente da região norte e a presença de um cavado - região alongada de baixa pressão - favorecem as condições para chuvas sobre a metade sul do sudeste. Essas chuvas poderão ser localmente fortes, acompanhadas de raios, vendavais e eventual queda de granizo sobretudo no sul de MG e norte de SP. Os maiores volumes estão previstos para a grande região do Vale do Paraíba, se aproximando dos 40 mm no decorrer do dia. Sobre todo o estado de SP, há condições para chuvas, porém nas áreas ao sul essas chuvas serão mais fracas e isoladas. As instabilidades cessam na metade norte de MG, ES e norte do RJ. As temperaturas continuam amenas mantendo as temperaturas máximas próximas dos 30°C na metade leste da região.
Região Sul
A aproximação do corredor de umidade sobre o norte do PR, particularmente nas áreas de divisa com SP, promove as condições favoráveis para formação de nuvens carregadas. No entanto, as instabilidades não serão expressivas, resultando apenas em pancas isoladas, com volumes na ordem dos 15 mm. Já nas demais áreas da região sul, o padrão do tempo será dominado pela massa de ar seco associada à área de alta pressão. Em relação às temperaturas o amanhecer ainda será ameno nas áreas mais altas de SC, com os termômetros em gradativa elevação, podendo se aproximar dos 35°C na região metropolitana de Porto Alegre e sul de SC.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem