De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, a pergunta mais recorrente é se seria recomendado vender soja já de Maio de 2021. “Para isto, precisamos colocar na mesa os principais fatores que já são percebidos no horizonte para aquela data. Embora não se espere que os preços atinjam os mesmo níveis da safra atual, eles ainda deverão garantir bons lucros aos agricultores na próxima safra”, dizem os analistas.
ATORES DE ALTA
*Demanda chinesa deve se voltar forte para o Brasil, com o acirramento das relações EUA-China, principalmente se Trump ganhar a eleição;
*Outro motivo para a China se voltar para o Brasil será o aumento da disponibilidade brasileira, estimada em mais 11 milhões de toneladas. Com isto a China se livraria de grande parte dos problemas causados pelas relações com os EUA e não ficaria sem matéria-prima. Este fator elevaria os prêmios no Brasil;
*A própria disputa EUA-China deverá manter alta a cotação do dólar para 2021, provavelmente um pouco acima do estimado hoje pelo Relatório Focus;
*A relação custo de produção de R$ 70,34/preço de venda de R$ 120,00/saca atual para os preços oferecidos pelas Tradings para maior de 2021 já traz embutido um lucro aproximado de 29,41%, nada desprezível;
*Expectativa de estoques finais menores no próximo relatório de setembro do USDA a ser divulgado na próxima sexta-feira e do IGC-International Grain Council;
FATORES DE BAIXA
*Com a China reduzindo as compras de soja americana, a tendência de Chicago será a de cair abaixo dos atuais $ 10,00/bushel
“É sempre melhor garantir o lucro que está disponível do que sonhar com a possibilidade de um lucro futuro maior. Por isto, a velha recomendação de dividir a sua produção em 5 ou 10 lotes e ir vendendo à medida que o lucro se apresenta é a melhor entre todas. Desta forma, nossa recomendação é a de se vender o suficiente para garantir o retorno do custo de produção e o seu lucro e deixar alguns lotes para vender posteriormente, mas acompanhando diariamente o mercado (acompanhar significa calcular a relação custo de produção/preço de venda) para não reduzir o lucro. Sempre lembrando que o foco deve estar no lucro e nunca no número do preço que lhe é apresentado, muito menos no vizinho”, concluem os analistas.
Fonte: Agrolink
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