17
dez
2013
Umidade cai, mas não prejudica lavouras de soja e milho no Paraná
Campo de soja no Piauí: produção em alta

Um terço das lavouras de milho e soja do Paraná chega à floração e frutificação com umidade suficiente para uma safra cheia. As chuvas previstas para os próximos dias chegam em volumes menores, mas a safra avança com clima favorável à produção de grãos, uma notícia que o agronegócio agradece como a um presente de Natal.

Segundo avaliação dos técnicos do Departamento de Economia Rural espalhados pelo estado, mais de 95% das plantações apresentam bom estado. Um índice excelente, considerando os riscos de um ano de neutralidade climática, em que a ausência de El Niño e de La Niña anuncia irregularidade nas chuvas.

As previsões de que as precipitações ficariam um pouco abaixo do normal durante todo o ciclo e de que as chuvas seriam intercaladas por períodos secos, embora estejam se configurando, não afetam a agricultura por enquanto. A expectativa é que haja precipitações bem distribuídas na última semana do ano para reforçar as pancadas escassas dos próximos dias.

Contagem regressiva

2 meses de clima regular, com chuvas bem distribuídas, ainda são necessários para garantir safra cheia de soja e milho no Paraná. As plantações do Oeste, no entanto, estarão salvas em metade desse prazo. A partir daí é que começam a ficar prontas para colheita as lavouras de verão das outras regiões do país.


Fonte: Gazeta do Povo (AgroGP)

Volte para a Listagem
whatsapp