Segundo boletim da Consultoria Trigo & Farinhas, o “Paraguai apresenta ótima qualidade e está sendo muito demandado por todos os estados do Brasil. No Uruguai o clima tem sido favorável nesta semana para os cultivos de inverno ao afastar as chuvas das principais regiões produtoras, segundo Monitor Agrícola. Em novembro deve começar a colheita no norte do país”.
Ao se confirmar essa tendência, o Brasil deverá continuar importando o cereal de inverno dos vizinhos do Mercosul. Isso porque a safra 2015/16 no País está comprometida, com os principais estados produtores brasileiros – Rio Grande do Sul e Paraná – amargando uma sequência de semanas excessivamente chuvosas.
“Na Argentina o dado mais importante foi fornecido pela Bolsa de Cereales de Buenos Aires, colocando sua nova estimativa de produção em 9,5 milhões de toneladas, contra a estimativa anterior de 10,5 milhões e a produção de 11 milhões do ano passado. Embora a produtividade caia à medida que a colheita avança, o estado geral dos cultivos continua de média a boa”, acrescenta a T&F.