O clima menos úmido deve permitir avanço expressivo da colheita de trigo nesta semana no Paraná, principalmente na região Oeste.
E não é só o clima que favorece a cultura. Os preços internos têm apresentado sinais de recuperação nos últimos dias, a partir da previsão de redução nos estoques internacionais por causa da seca que afeta importantes produtores como a Rússia.
Os triticultores ainda não tem motivo para comemorar neste sentido, mas podem esperar melhora. No Paraná, a saca foi cotada a R$ 22,60 na última semana – trinta centavos a mais do que na anterior.
No Rio Grande do Sul, houve negócios a R$ 22,8 a saca de trigo brando, menos valorizado que o produto que predomina no Paraná, o trigo pão.
A reação era esperada e ocorre num momento em que o setor reclama da rentabilidade da cultura, que teve preços mínimos reduzidos pelo governo para 2010/11.
Segundo os analistas, os reflexos da seca que afeta a Rússia e outros países da Europa estariam sendo atenuados pelos estoques mantidos no mercado interno.
Fonte: Gazeta do Povo
Volte para a Listagem