A produção paraguaia de trigo deve cair 36,9% nesta temporada, baixando das 1,1 milhão de toneladas colhidas no ano passado para 694 mil toneladas neste ano. Os dados são da consultoria Agridatos, divulgados pelo Blog AgroSouth News.
A estimativa anterior era de 851 mil toneladas, mas casos de geadas e tempo seco no centro e no oeste do país vizinho empurraram as estimativas para baixo. O Paraguai vinha se constituindo em um dos principais fornecedores para o Brasil, especialmente para os processadores do estado do Paraná, e essa quebra de safra alterou a dinâmica do mercado.
De acordo com a Consultora Trigo & Farinhas, mesmo com ofertas de 220 dólares no oeste paranaense e 230 dólares na região do Mato Grosso do Sul, os vendedores paraguaios não fecham novos contratos com o Brasil. Alguns contratos pontuais até acontecem, principalmente com outros mercados como Santa Catarina e São Paulo, porém em julho houve uma redução de quase 50% em media aos meses anteriores na exportação.
Para o vendedor paraguaio, o mercado interno paga melhor que o brasileiro. Para o comprador brasileiro oferecem melhores margens o trigo nacional e o da Argentina.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem