09
jan
2014
Trigo: Preço elevado pode atrair produtores na temporada 14/15
Apesar de as cotações de trigo terem cedido expressivamente nos últimos três meses de 2013, os valores ainda permanecem acima da média histórica do Cepea. Considerando-se a menor oferta interna na safra atual, a necessidade de importação deve crescer no primeiro semestre de 2014.
Além disso, pesquisadores do Cepea comentam que o dólar valorizado e a menor oferta do cereal da América do Sul podem dar sustentação aos preços domésticos, o que, por sua vez, pode atrair produtores para a cultura na safra 2014/15. Em relação aos estoques públicos nacionais, estão praticamente zerados, sendo que o atendimento da demanda interna deverá ser feito via importação.
Com a menor oferta da Argentina, que tem registrado consecutivas perdas de áreas semeadas com trigo, a alternativa pode ser a importação do cereal do Hemisfério Norte, principalmente dos Estados Unidos. Contudo, pesquisadores do Cepea indicam que a desvalorização do Real frente ao dólar e o término do período de isenção da TEC (Taxa Comum Externa) devem pesar sobre os custos das compras externas, limitando possíveis quedas nos preços do cereal brasileiro.
Fonte: CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Ap