13
dez
2013
Trigo: Mapa autoriza inscrição de campo emergencial

O Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira (12/12), a Instrução Normativa (IN) nº 58, autorizando, em caráter excepcional, as inscrições de campos de sementes de trigo do Paraná.

A medida é resultado de mobilização do setor cooperativista paranaense e dos produtores de sementes, visando assegurar o plantio da próxima safra já que as geadas ocorridas neste ano comprometeram cerca de 60% da produção de sementes, especialmente nas regiões Norte e Oeste do Estado. No Paraná, há cerca de 100 produtores de sementes de trigo que, nos últimos anos, têm produzido uma média de 160 mil toneladas por ano.

As geadas provocaram uma quebra de quase 60 mil toneladas. Há ainda uma expectativa de que haverá uma boa procura de sementes na safra 2014, devido aos preços positivos no mercado. Por isso, as cooperativas e produtores solicitaram ao Mapa a inscrição emergencial dos campos de sementes. O Paraná é o segundo maior produtor de trigo do País e, nesta safra, colheu 1,7 milhão de toneladas do cereal.

Norma - De acordo com a IN 58, poderão ser inscritos no Mapa campos de trigo cuja data de plantio seja compatível com o período de floração, a partir de 1º de novembro de 2013. A norma estabelece ainda que as sementes de trigo produzidas na safra 2013, no Paraná, poderão ser comercializadas com percentagem de germinação abaixo dos padrões de identidade e qualidade vigentes, devendo essa informação constar na identificação da semente.

Fonte: Ocepar

Volte para a Listagem
whatsapp