09
ago
2011
Trigo: Cultivo limitado
O Brasil vive a contradição de colher menos trigo numa época de consumo em expansão. O pão brasileiro está sendo produzido cada vez mais com farinha estrangeira.

Suprimento - Com safra estimada em 5,4 milhões de toneladas, o país precisa importar volume praticamente igual a esse para suprir a demanda de 10,5 milhões de toneladas. Perto de 2,5 milhões de toneladas devem ser colhidas no Paraná.

Custos

Os produtores brasileiros não estão conseguindo baixar os custos para que a produção interna seja mais barata que a estrangeira. Falta reduzir as despesas em aproximadamente R$ 70 por hectare ou R$ 20 por tonelada.

Briga

Moinhos e produtores tentaram se integrar nos últimos anos, mas mantêm relação turbulenta na colheita. A indústria chega a suspender compras e o produtor só entrega a safra para pagar dívidas.

Padrão

As contradições do mercado somam-se às mudanças nas exigências de padrão, desestimulando os produtores. Na próxima safra, uma parcela maior da produção será classificada como trigo de segunda categoria.

Fonte: Gazeta do Povo
Volte para a Listagem