As condições das lavouras de trigo do Paraná tiveram uma ligeira melhora esta semana, com aumento de um ponto percentual na classificação “bom/excelente” para 48%. As lavouras em condição “média” reduziram em um ponto percentual para 34% e as lavouras em condição ruim permaneceram em 18%.
“Lembramos que a qualificação de ‘ruim’ é um pouco subjetiva. Significa que estão apenas visualmente feias; para as fases de desenvolvimento vegetativo e maturação, isto não significa nada, mas para as de floração e frutificação pode significar a existência de problemas”, comenta o analista sênior da Consultoria Trigo & Farinhas, Luiz Carlos Pacheco.
De acordo com o Deral (Departamento de Economia Rural) As fases em que se encontram as lavouras de trigo paranaenses são: zero em germinação, 23% em desenvolvimento vegetativo, 26% em floração, 38% em frutificação e 13% em maturação. As três últimas são mais susceptíveis a danos de geadas, chuvas, etc.
O potencial produtivo do estado ainda está sendo mantido oficialmente em 2,82 milhões de toneladas, mas os próprios técnicos do Deral não acreditam que chegue a este volume, embora ninguém tenha uma ideia sequer do número final desta safra no estado, dadas as muitas possibilidades de ocorrência de possíveis problemas até o final da colheita.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem