A colheita do trigo no Paraná ultrapassa os 50% da área plantada nesta semana, sendo que na região Norte, que foi a primeira a iniciar os trabalhos mais de 80% da produção já foi retirada do campo e no Oeste o percentual também já ultrapassa os 50% da área.
A qualidade, das lavouras que ainda está a campo vem diminuindo a cada semana em função da ausência de chuvas, sendo que a porcentagem da área considerada em bom estado já caiu abaixo dos 80% e agora é de 74%.
Mesmo assim, apenas 3% das plantas apresentam condições ruins de desenvolvimento, estando os 23% restantes em condições consideradas medianas.
Assim como ocorreu na Argentina nas semanas que se passaram, se vierem com a intensidade esperada, as chuvas previstas para esta semana ainda já serão suficientes para frear a perda de potencial produtivo e permitir que as plantas retomem o processo de floração, frutificação e desenvolvimento vegetativo.
Ainda de acordo com a Secretaria de Agricultura do Paraná, aproximadamente 4% dos grãos colhidos até o momento foram comercializados, o que corresponde a praticamente 125 mil toneladas de trigo da nova safra que já estão armazenados nos moinhos.
O percentual relativamente pequeno em comparação com o que já foi colhido deve-se a comercialização do trigo das safras anteriores que também estão encontrando um mercado muito mais receptivo e com negociações que já garantem o melhor preço pago ao produtor em um ano.
A média estadual das cotações do trigo situa-se hoje em R$ 25,84/sc e já supera o valor registrado no mesmo período do ano passado em 3,6%, permanecendo a melhor média desde agosto de 2009. No acumulado de julho, agosto e também destes dias já decorridos de setembro, a alta já chega a 14,23%.
Fonte: AF News - Notícias Agricola
Volte para a Listagem