A previsão para esta terça-feira (18/05) indica a manutenção do tempo seco e quente em boa parte da região central do país. Apesar do avanço de uma frente fria no oceano, as condições não são favoráveis para chuvas sobre o país, exceto no litoral da região sudeste, onde pode ocorrer alguma chuva fraca e pontual. No entanto, o padrão de circulação ao norte do país, ainda é favorável para chuvas expressivas devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
No decorrer dos próximos dias, haverá poucas mudanças no padrão do tempo sobre todo o país, desta forma as instabilidades ficarão concentradas ao norte do Brasil. Porém, entre o final do dia 20 e 22 há previsão para mudança no tempo com a aproximação de um cavado - região alongada de baixa pressão - sobre o RS e SC, que pode provocar chuvas expressivas especialmente no dia 21 na faixa norte do estado do RS. Sendo que no dia 22, essas instabilidade poderão quebrar o padrão de tempo seco sobre parte do PR, SP e MS.
Saiba como fica o tempo para cada região:
Região Norte
Na faixa norte da região norte, devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), aliada ao calor e os ventos favoráveis para chuvas, podemos esperar para esta terça-feira chuvas volumosas ao norte do estado do PA especialmente na região do Baixo Amazonas, RR, norte do AM e AP. Estas chuvas poderão ser na forma de temporais e ocorrer em um curto período de tempo, além de provocar acumulados superiores aos 40 mm em algumas localidades. Entretanto, ao sul da região, como nos estados de RO, sul do TO e sul do AM e PA, a condição para chuvas é menor, devido à proximidade com a massa de ar seco da parcela central do país.
Região Nordeste
As chuvas perdem força, mas ainda estarão presentes na região, sobretudo no estado do MA, devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), podendo provocar acumulados superiores aos 20 mm no decorrer do dia. Contudo, na faixa leste do nordeste também há condições para chuvas, especialmente entre o AL até CE, devido à influência dos ventos que sopram do oceano para a região. Já no interior nordestino, em particular no oeste da BA e sul do PI a condição é de tempo seco. E entre o CE e PE, há possibilidade de chuvas rápidas e passageiras, devido à circulação marítima.
Região Centro-Oeste
De maneira geral, o tempo será quente e seco em toda a região centro-oeste. Isso por conta de um sistema de alta pressão que impede a chegada de umidade e consequentemente a formação de nuvens carregadas sobre a região. E deste modo, existe uma tendência de menos cobertura de nuvens, fazendo com que a superfície fique mais exposta a radiação solar o que provoca um maior aquecimento. Assim, as temperaturas poderão se aproximar dos 36°C no norte do MS e sul do MT nesta tarde, com índices de umidade relativa do ar abaixo dos 20% nessas regiões e ao sul de GO.
Região Sudeste
O tempo seco ainda predomina em quase toda a região sudeste devido a área de alta pressão, a 5 km acima da superfície, que impede a formação de nuvens carregadas, favorecendo uma tarde seca e com temperaturas elevadas, sobretudo, no oeste do estado de SP e na metade oeste do estado de MG. Entre o leste de MG, leste de SP e nos estados de RJ e ES, o tempo terá uma maior variação de nebulosidade, devido à atuação de uma frente fria no oceano, porém sem possibilidade para chuvas expressivas. O dia também terá uma grande variação na temperatura, em todo o estado de SP e na região central de MG, o amanhecer será ameno, com temperaturas próxima dos 15°C e no período da tarde, os termômetros podem passar dos 32°C, especialmente no oeste paulista e norte mineiro.
Região Sul
A chegada de mais uma massa de ar polar associada à frente fria posicionada no oceano, diminui as temperaturas no amanhecer desta terça-feira. E com o tempo aberto, durante a madrugada, há condições para formação de geadas nas áreas serranas dos estados de SC e RS. As temperaturas no período da tarde ficarão agradáveis com a presença do sol, contudo, ao norte do estado paranaense a tarde pode ser de calor, com as temperaturas próximas aos 30°C.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem