Nesta terça-feira (27/06) grande parte do Brasil está sob o domínio de um bloqueio atmosférico, o que impede a formação das nuvens carregadas além de resultar em um aquecimento mais forte.
Esse aquecimento ocorre como uma resposta aos movimentos de cima para baixo da massa de ar – situação associada aos bloqueios. Isso gera uma compressão do ar nas camadas mais baixas, promovendo um maior aquecimento. Além disso, esse ar que chega das camadas altas para a superfície, é muito seco, resultando então numa diminuição dos índices de umidade.
Os alertas de baixa umidade vão para setores do Noroeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, metade sul de Goiás, norte do Mato Grosso do Sul e grande parte do Mato Grosso. Além de áreas do MATOPIBA e sul do Pará.
Nas lavouras de Algodão, a falta de chuvas neste momento é positiva – algo que contribui com a maturação e qualidade das fibras. Mas as culturas do Milho (2ª e 3ª safra) e de Trigo do cerrado Brasileiro, estão sofrendo com as condições de pouca chuva e baixa umidade.
Região Norte
Grande parte da região tem o predomínio de tempo seco, como resultado da atuação de um bloqueio atmosférico. As áreas afetadas vão desde a metade sul do Acre até o Tocantins. Na metade norte do Amazonas, Roraima e Amapá, as chuvas podem ocorrer de forma isolada, mas durante todo o período desta terça. No Tocantins, atenção para a combinação entre temperaturas elevadas e baixos índices de umidade.
Região Nordeste
A atuação do bloqueio atmosférico mantém o tempo seco e quente em grande parte do interior nordestino, com destaque para área do oeste da Bahia em relação à baixa umidade e no centro norte do Piauí em relação às temperaturas. Já em setores do leste do nordeste, as instabilidades correm de forma fraca e pontual, como consequência da umidade que chega carregada pelos ventos de leste. Os volumes mais expressivos devem ocorrer entre Maceió (AL) até João Pessoa (PB). Ao norte do Maranhão também são previstas chuvas, mas estas devem ocorrer na forma de trovoadas passageiras.
Região Centro-Oeste
Seguindo um padrão típico da época do ano, a presença de um bloqueio atmosférico mantém o tempo seco em todos os setores. O que foge à regra nesta terça, são as temperaturas acima da média em toda a região, mesmo a madrugada e manhã tendo registros perto dos 12°C. No período da tarde, os termômetros passam dos 33°C com índices de umidade que beiram os 15% em áreas do Baixo Pantanal (MS), Médio Araguaia (MT) e Rio Vermelho (GO).
Região Sudeste
A presença de um bloqueio atmosférico, impede a formação das nuvens carregadas em grande parte da região sudeste. O amanhecer terá temperaturas mais amenas no sul de Minas, ao passo que nas demais regiões o dia pode começar com registros perto dos 12 a 15°C - que são valores acima da média para o período. Com a forte presença do sol, os termômetros sobem rapidamente, levando algumas temperaturas na casa dos 33°C nas imediações de Ituiutaba (MG) e Auriflama (SP). Não se descarta a ocorrência de algumas chuvas isoladas e passageiras em áreas do Nordeste Mineiro e norte do Espírito Santo.
Região Sul
A maior parte da região deve ter o predomínio de tempo seco e grande variação nas temperaturas, onde o amanhecer terá registro mais amenos entre os 6 e 9°C ao passo que o período da tarde pode registrar temperaturas entre os 26 e 30°C nas áreas mais quentes, como norte do Paraná e centro-leste do Rio Grande do Sul. Contudo, a presença de uma frente fria sobre o Uruguai, deve provocar alguns temporais no extremo sudeste do Rio Grande do Sul, como em áreas de Pelotas e Santa Vitória do Palmar. As instabilidades serão persistentes, ocorrendo desde o dia anterior, resultando em volumes que devem passar dos 40 mm ao longo do período.
Fonte: AGROLINK.
Volte para a Listagem