Entidades do agronegócio na Região Sul estiveram reunidas com um objetivo: ampliar a produção e o número de safras. O encontro virtual reuniu líderes das federações gaúcha, catarinense e paranaense, de quatro unidades da Embrapa e da cadeia produtiva de aves e suínos.
O Sul busca superar adversidades climáticas, diversificar o campo e ampliar a produtividade do trigo, da aveia e da cevada e das cadeias de aves e suínos, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A ocupação de áreas de lavouras no inverno e a demanda por ração animal deve unir os setores.
A escassez da oferta de milho para alimentação animal, que obriga a importação do produto, é uma das preocupações dos Estados. A Embrapa Trigo, que estuda culturas de inverno para suplementação na ração desde 1987, tem pesquisas ratificadas pela unidade Suínos e Aves e fornece o subsídio tecnológico para o movimento. “Enquanto o Brasil fala em três safras, estamos com 1,09 (safra). Temos uma enorme produção de soja no verão e, no inverno, uma safrinha de trigo. O resto da área está praticamente ocioso”, disse o presidente da Farsul, Gedeão Pereira.
Um dos focos é a otimização de culturas de inverno. No Rio Grande do Sul, especialmente, secas levam a perda de renda forte entre os produtores e repercute na cadeia de proteína animal. “Repentinamente, nosso milho ganhou repercussão mundial. Somos apoiadores. Com isso, tivemos uma adesão sem precedentes da agroindústria, que busca desesperadamente uma alternativa para reposição desse grão. Nosso objetivo é agregar valor e aproveitar uma oportunidade única”, frisou Francisco Turra, presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)
O grupo marcou nova reunião para dia 24 e trabalhar na construção de um projeto conjunto.“Temos um produto brasileiro, onde vamos aumentar a renda do produtor, ocupar nossa área de cultivo, aumentar a produção, entre outros. A indústria de máquinas, de serviços e empregos, todos setores agradecem,” finalizou Turra.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem