06
out
2022
SUL: chuvas devem vir acompanhadas de granizo e vendavais

A quinta-feira (06/10) será marcada pela chegada do sistema de baixa pressão que dará início à formação do Ciclone Extratropical sobre o sul do país. As chuvas já ocorrem desde o dia anterior, sobretudo nas fronteiras oeste da região Sul.

A região de baixa pressão avança ao longo da madrugada, trazendo fortes temporais sobre os três estados do sul. Contudo, as instabilidades mais intensas devem ocorrer na metade norte do Rio Grande do Sul, onde as chuvas podem superar os 50 mm dentro de um intervalo de 3 horas.

Há fortes indicativos de tempo severo sobre o estado Gaúcho, ou seja, as chuvas podem ser acompanhadas de granizo, vendavais e muita ocorrência de raios.  De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as rajadas de vento podem atingir os 100 km/h momentaneamente. 

Ao longo do dia, as tempestades avançam para Santa Catarina e Paraná, se concentrando no oeste dos estados. Mas eventualmente, alguma tempestade pode surgir de forma isolada nas demais regiões.

Na sexta-feira, o ciclone estará na costa do estado do Rio Grande do Sul, ainda influenciando os ventos sobre a região. Mas as chuvas avançam em direção ao noroeste na forma de uma frente fria. A entrada de uma massa de ar frio, favorecida pelos ventos do quadrante sul, vai derrubar as no começo da próxima semana.

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo*

Fonte: Agrolink

Volte para a Listagem
whatsapp