17
dez
2010
Soja recua em Chicago nesta quinta-feira

 

As cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos fecharam com perdas significativas, nesta quinta-feira, dezesseis de dezembro de 2010, na Bolsa Mercantil de Chicago (CME).

Para enorme decepção dos traders e dos analistas do mercado da oleaginosa em Chicago, o principal motivo para o recuo das cotações futuras de soja consistiu no baixíssimo número divulgado nesta data pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), com respeito ao total dos registros prévios de soja norte-americana destinada à exportação efetuados na semana passada.

Ou seja, tais registros corresponderam ao total de tão somente 173.400 toneladas de soja norte-americana. A expectativa prévia dos participantes do mercado futuro da oleaginosa situava-se no intervalo entre 600.000 e 900.000 toneladas da oleaginosa!

O baixíssimo número divulgado pelo USDA passou aos traders em Chicago a impressão de que a reduzida tonelagem correspondente aos registros da semana passada sinalizaria o fato de que as atuais cotações futuras de soja estariam exageradamente altas.

Para piorar as coisas ainda mais, o USDA também informou nesta quinta-feira que algumas compras chinesas efetuadas há algum tempo haviam sido canceladas.

Conforme John Kleist, analista da firma Allendale Inc., "essa notícia e o dado relativo ao total dos registros prévios de soja em grão norte-americana motivaram traders que atuam no pregão futuro da oleaginosa em Chicago a liquidar parte de suas posições futuras compradas, visando reduzir as suas respectivas exposições a riscos".

Os prêmios (bases) de soja FOB Golfo do México cederam US¢3 (três cents) por bushel, em decorrência dos aludidos cancelamentos.

A estiagem na Argentina continua a ser importante fator de suporte. Entretanto, afirmou também John Kleist, "aquela condição climática funciona bem como fator altista das cotações futuras de soja tão somente quando acoplada à robusta demanda chinesa (por soja)".

"Sem a China", acrescentou Kleist, "faz-se necessário encontrar outra justificativa para manter os preços futuros de soja no nível exuberante onde hoje se encontram". Confira os números de fechamento no site granoeste.com.br

Fonte: Soja Net - Notícias Agrícola

Volte para a Listagem