Mercado de soja sem referência nesta quinta-feira em função do feriado de ação de graças nos EUA.
A soja em Chicago continua sob efeito da demanda mais aquecida pela soja norte-americana, tanto no mercado interno (ontem o Census Bureau confirmou um processamento de soja em outubro 9% superior ao registrado em outubro passado: 4,44 mi/tons) quanto externo (mais de 70% do total projetado pelo USDA já fora vendido).
Isso vem favorecendo o interesse comprador dos fundos (juntamente com a movimentação dos demais mercados), e tende a continuar atuando como fator de sustentação ao mercado no curto prazo, até que a safra sul-americana esteja mais palpável.
- As preocupações com a escassez de chuvas na Argentina continua nos holofotes do mercado e, embora as chuvas recentes tenham resolvido o problema, a escassez de umidade no solo demand a continuidade da fraquência das chuvas para um bom desenvolvimento das lavouras (boa parte das áreas a oeste do país necessitam mais de 80 mm até a primeira quinzena de dezembro para a manutenção das condições propícias).
- Outro aspecto comentado neste feriado nos EUA é a possibilidade de que as restrições a soja e derivados OGM na Europa sejam solucionados (ou pelo menos definidos), situação que tende a atuar como mais um fator positivo de demanda.
- Hoje o que dominou os mercados internacionais fora a problemática com os débitos de algumas empresas de Dubai, situação que derrubou os mercados financeiros na Ásia e na Europa, contaminando também as commodities que operavam (petróleo e metais preciosos) impulsionando nova alta no dólar.
Este cenário externo tende a resultar numa abertura em queda do noturno na CBOT.
Fonte: XP Investimentos - Notícias Agrícola
Volte para a Listagem