14
dez
2010
Soja encerra a segunda-feira com alta de quase 30 pontos

 

As cotações futuras de soja relativas aos três primeiros vencimentos fecharam com ganhos notáveis, nesta segunda-feira, treze de dezembro de 2010, na Bolsa Mercantil de Chicago (CME).

Essa recuperação de valor foi atribuída à significativa desvalorização do Dólar dos EUA perante outras moedas, à valorização dos preços futuros do petróleo, dos metais e de outras commodities e ao continuado padrão de estiagem em grande parte das regiões produtoras da oleaginosa, na Argentina.

Chuvas esparsas atravessaram o território do vizinho país platino durante o fim-de-semana, mas as regiões mais afetadas pela seca receberam montantes mínimos de precipitações pluviométricas e permanecem com níveis desfavoráveis de umidade, nos respectivos solos.

Apesar da mencionada recuperação das cotações futuras de soja, em Chicago, não passou despercebido o fato de que a pressão de compra da oleaginosa pela China e por outros países foi até certo ponto aliviada.

Os prêmios (bases) da soja norte-americana em termos FOB Golfo do México cederam cerca de US¢2 (dois cents) por bushel, e o volume de soja embarcada de portos dos EUA para exportação cedeu cerca de 27 %, na semana passada, segundo informou o Departamento de Agricultura daquele país (USDA).

Fonte: Soja Net - Notícias Agrícola

Volte para a Listagem