08
abr
2024
Soja chega ao estágio final do ciclo produtivo

De acordo com o informativo conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (04/04), a colheita da soja no Rio Grande do Sul avançou significativamente, atingindo 20% da área cultivada. O relatório destaca que aproximadamente 51% das lavouras estão em processo de maturação, enquanto o restante está na fase final de enchimento de grãos.

Segundo os especialistas, a maioria das lavouras em maturação está encerrando o ciclo fenológico sem ocorrência de senescência prematura das plantas. As vagens estão apresentando um desenvolvimento satisfatório, os grãos começam a reduzir o teor de umidade, indicando o ponto adequado para a colheita, e algumas hastes vegetativas ainda mantêm a coloração verde, demonstrando um bom desempenho da cultura ao longo de seu desenvolvimento.

Em relação à produtividade, os resultados são variáveis, mas houve um aumento perceptível nos rendimentos das áreas colhidas durante o período, especialmente nas lavouras semeadas entre o final de novembro e o início de dezembro, assim como nas de ciclos menos precoces. A produtividade estadual projetada é de 3.329 kg/ha.

No que diz respeito à fitossanidade, a diminuição da umidade do solo facilitou as operações de pulverização. No entanto, as lavouras de implantação tardia têm sido alvo de aplicações de inseticidas e fungicidas devido à preocupação com a incidência de ferrugem-asiática, que tem afetado significativamente a produtividade em algumas regiões.

Em relação aos preços, houve uma elevação gradual desde o final de fevereiro, mas ainda permanecem de 10% a 15% inferiores aos valores observados no início do período de semeadura. Essa situação impacta diretamente a margem de lucro dos produtores, levando alguns a recorrer ao seguro Proagro para áreas com produtividades inferiores ou em torno de 2.000 kg/ha.

Fonte: Agrolink.

Volte para a Listagem
whatsapp