Os valores da soja se enfraqueceram na última semana no mercado brasileiro. Além da pressão vinda do dólar, parte dos produtores nacionais está mais interessada na venda da soja, fazendo com que compradores ofertem preços menores para aquisição do grão. Na média das regiões pesquisadas pelo Cepea, os preços recuaram 0,1% no mercado de balcão (ao produtor) e registraram ligeira alta de 0,6% no de lotes (negociações entre empresas) entre 2 e 9 de maio.
Em relatório divulgado neste início de maio, a Conab elevou a estimativa da safra brasileira em 0,57% em relação ao relatório de abril, indo para 86,57 milhões de toneladas de soja. Isso se deve ao crescimento de 8,3% do total da área colhida em relação à safra passada. Já a produtividade nacional recuou 1,9% frente à temporada anterior, devido às condições climáticas adversas no período de desenvolvimento do grão.
Quanto às exportações nacionais de soja em grão, nos quatro primeiros meses de 2014, o Brasil embarcou volume recorde para o período, de acordo com dados da Secex. Somente em abril, foram embarcadas 8,25 milhões de toneladas do grão, um recorde mensal, somando 17,3 milhões de toneladas de soja na parcial de 2014.
Fonte: Cepea/Esalq