28
jan
2025
Soja altamente produtiva é destaque da Embrapa na Belasafra

A Embrapa Soja irá participar da Bela$afra, evento promovido pela Belagrícola, nos dias 28 a 31 de janeiro, em Cambé (PR), demonstrando as cultivares BRS 1064IPRO e BRS 1056IPRO. Além disso, os visitantes poderão conferir as características dos lançamentos, desenvolvidos em parceria com a Fundação Meridional: BRS 2058 i2X e BRS 2361 i2X. Além das cultivares que estarão a campo, a Unidade ainda terá um estande institucional e participará diariamente do Belacast, o podcast organizado pela Belagrícola sobre tecnologias para a produção agrícola.

BRS 1064IPRO - BRS 1064IPRO, desenvolvida pela Embrapa Soja e Fundação Meridional, tem como diferencial o excelente desempenho produtivo, com alta estabilidade e boa adaptação. “Essa cultivar apresentou ganho produtivo de 6,8% acima da média de duas testemunhas de amplo cultivo na mesma região de indicação”, destaca o agente de transferência de tecnologias, Rogério Borges, da Embrapa Soja.

Indicada para o Paraná (Oeste e Norte), Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Goiás, especialmente em localidades mais quentes, abaixo de 600 m, possui Grupo de Maturidade 6.4. A BRS 1064IPRO apresenta ampla janela de semeadura mostrando bom desempenho também na abertura de plantio, o que é um atrativo para produtores interessados no cultivo do milho safrinha. Essa cultivar apresenta ainda resistência ao acamamento e às principais doenças da soja, principalmente resistência à podridão radicular de fitóftora. Outro destaque que torna a BRS 1064IPRO bastante promissora é sua resistência aos nematoides de galha (M. javanica) e de cisto (raça 3), problemas bastante recorrentes nas regiões para as quais ela está sendo indicada. 

BRS 1056IPRO - A BRS 1056IPRO vem superando os rendimentos das melhores cultivares, com ciclos próximos, disponíveis no mercado, nas regiões de indicação de cultivo. A cultivar ainda apresenta estabilidade de produção, resistência ao acamamento, tipo de crescimento indeterminado e ciclo precoce (grupo de maturação relativa 5.6). Essa cultivar tem chamado a atenção por reunir muitos aspectos positivos e relevantes para o planejamento que almejam altos rendimentos. “Também agrada o fato de possibilitar o plantio antecipado, o que permite a sua inserção no sistema de rotação ou sucessão com outras culturas, nas regiões ou sistemas de produção que demandam essa semeadura antecipada”, destaca Borges.

Com relação à sanidade, a BRS 1056IPRO apresenta resistência às principais doenças da soja, principalmente à podridão parda da haste e à podridão radicular de Phytophthora. Ela é indicada para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná (RECs 102 e 103) e São Paulo (REC 103). “Conforme resultados de pesquisa, a BRS 1056IPRO apresentou mérito agronômico para indicação no Paraná (REC 201), principalmente para as regiões acima de 600 m de altitude. Portanto, está indicada para semeadura também nessa região a partir da safra 2024/25”, afirma Borges. 

Lançamentos na safra 2024/2025 

BRS 2361 i2X -  Esta é uma soja transgênica com a tecnologia Intacta2 Xtend® (I2X), que agrega tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba e a resistência às principais lagartas da soja. Apresenta maior potencial produtivo em altitudes a cimade 600m na macrorregião REC 201 dos estados de Paraná e São Paulo. Também permite semeadura antecipada, viabilizando a semeadura do milho safrinha na melhor “janela” de plantio, na região em que a cultivar está indicada. 

BRS 2058 i2X – Por possuir a tecnologia I2X, esta cultivar agrega tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba e a resistência às principais lagartas da soja. Apresenta excelente rendimento e tem resistência à podridão radicular de Phytophthora; à pústula bacteriana e melhor desempenho em altitudes acima de 600 m. É indicada para o Rio Grande do Sul (REC 102 e 103), Santa Catarina (REC 102 e 103), Paraná (REC 102 e 103) e São Paulo (REC 103).

Embrapa Soja

Contatos para a imprensa
soja.eventos@embrapa.br
Telefone: 43 3371 6062

Volte para a Listagem
whatsapp