29
jan
2010
Soja: mercado volátil

Mercado volátil nesta quinta-feira em Chicago para a soja. Dados positivos de demanda interna e externa nos EUA favoreceram a sustentação do mercado no início do dia, porém, no meio da tarde, as perdas dos mercados de commodities e a firmeza do U$ voltaram a pressionar a oleaginosa.

Previsões de safra na Argentina em 51 mi/tons também atuaram como fator negativo. No final da sessão, o vencimento março conseguiu manter-se cima da LTB em torno de 9,24, desencadeando correção de posições vendidas, juntamente com a movimentação positiva do milho e trigo.

Durante toda a sessão o mercado de commodities, e com destaque as agrícolas em Chicago registraram certa sustentação pela interpretação positiva do mercado em relação ao discurso do Obama na quarta-feira, especialmente no que tange a atuação dos bancos norte-americanos, já que, isto reduziu o temor de liquidações por parte destes agentes.

Nesta quinta-feira nos EUA, o Census Bureau reportou que, em dezembro foram  processadas 4,71 mi/tons de soja no país, dados que vieram dentro da expectativa, mas superaram os 4,59 mi/tons processados em novembro e os 3,85 mi/tons de dezembro/08.

As vendas semanais norte-americanas também vieram positivas ao complexo e embora o volume inferior ao registrado nas semanas anteriores, o volume segue muito acima do necessário para atingir o total anual estimado pelo USDA. Os embarques mantiveram-se acima de 1 mi/tons.

As vendas de derivados também animaram o mercado. As previsões continuam indicando um quadro favorável as lavouras brasileiras nos próximos dias, bem como boas chuvas para a Argentina na próxima semana.

No entanto, os volumes previstos para o centro-oeste na próxima semana aumentaram.

Mercado de soja tende a seguir a movimentação dos mercados externos nas próximas sessões. Embora fundamentalmente negativo, o mercado encontra-se sobrevendido e o interesse de venda especulativo pode reduzir, caso o humor nas demais commodities/U$ melhore.

No Brasil prêmios em queda, com negócios ocorrendo em patamares negativos.

Fonte: XP Investimentos - Notícias Agrícola

Volte para a Listagem