O destaque para esta sexta-feira (28/05) fica para o avanço de uma região de baixa pressão do norte da Argentina para o sul do país, sendo fortalecida pela umidade amazônica carregada por ventos a cerca de 1,5km de altitude em direção ao sul. Desta forma existe o alerta para tempo severo em algumas localidades do sul do país. As chuvas volumosas também estarão presentes no extremo norte do Brasil. No entanto, nas demais áreas o tempo segue firme e com temperaturas elevadas.
Entre a tarde desta sexta-feira e a manhã de sábado (29/05) as chuvas serão expressivas sobre a região de divisa entre SC e RS, com condições para ocorrência de eventos de chuvas fortes em um curto período de tempo, volumes acumulados acima dos 100 mm, raios, rajadas de vento acima dos 90 km/h e queda de granizo. Porém no decorrer do sábado, as chuvas diminuem e avançam como uma frente fria de forma mais significativa sobre o PR, sul do MS e SP. Ao passo que no sul do RS o tempo vai limpando e com as temperaturas em rápido declínio, devido à aproximação da massa de ar polar na retaguarda do sistema. No domingo (30/05) a frente fria ganha força e poderá intensificar as chuvas sobre o estado do PR, sul do MS e sul de SP, podendo ocorrer acumulados superiores aos 60 mm pontualmente e eventos associados a tempo severo nessas regiões. As chuvas poderão chegar até o sul de MG e RJ, mas não adentrarão para o triângulo mineiro e interior do país. O domingo também será um dia muito gelado no estado gaúcho, com a possibilidade de geadas fortes e as temperaturas não subirão muito no período da tarde.
Saiba como fica o tempo para cada região:
Região Norte
Sem sofrer grandes modificações no padrão de circulação, em relação aos últimos dias, as chuvas na região continuarão deslocadas para o norte. Assim, no norte do AM, RR, AP e norte do PA há condições para pancadas de chuva localmente fortes, especialmente no estado de RR. Contudo, na faixa centro-sul do AM e PA, nos estados do AC, RO e TO o tempo segue sem grandes condições para chuvas.
Região Nordeste
No interior da região nordestina, o tempo será firme, com temperaturas elevadas no período da tarde e com índices de umidade relativa do ar abaixo dos 30%. Porém em toda faixa litorânea do nordeste brasileiro tem condições para pancadas de chuvas fracas e passageiras, sobretudo no estado do MA onde essas chuvas poderão ser mais fortes. Vale mencionar que no litoral sul da BA, o dia poderá ter uma maior variação de nebulosidade.
Região Centro-Oeste
A presença da área de alta pressão em níveis médios da atmosfera, cerca de 5 km de altitude, impede a formação de nuvens carregadas sobre a região, mantendo assim o tempo seco e temperaturas elevadas no período da tarde em todos os três estados e no DF. As temperaturas máximas do dia poderão superar os 35°C ao norte do MS, leste do GO e sul do MT e os índices de umidade relativa do ar ficarão abaixo dos 30%.
Região Sudeste
Devido à influência dos ventos que sopram do oceano em direção ao continente podem favorecer a ocorrência de chuvas isoladas ao norte do estado do ES, porém sem provocar acumulados significativos. Já nas demais regiões, o tempo será firme e com temperaturas elevadas especialmente no oeste de SP, triângulo mineiro e norte de MG.
Região Sul
A aproximação de um sistema de baixa pressão, fortalecido com o ar quente e úmido da região amazônica, trazido para o sul pelos Jatos de Baixos Níveis - uma corrente de vento a cerca de 1,5 km de altitude - somam as condições para ocorrência de tempo severo com chuvas acima dos 100 mm, rajadas de ventos superiores aos 90 km/h, raios e queda de granizo. A área mais afetada pela passagem deste sistema será todo o centro norte do estado do RS e sul de SC. Os temporais começarão no período da manhã a partir do oeste gaúcho, seguindo em direção ao litoral do estado de SC. No entanto as chuvas, para esta sexta-feira não avançam de forma significativa para o PR, ficando restritas ao sul do estado.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem