A semeadura do trigo evoluiu para 95% da área projetada no Rio Grande do Sul, estimada em 1.505.704 hectares. A informação é da Emater/RS. Foi possível dar continuidade ao plantio apesar de o solo apresentar umidade ligeiramente acima do nível adequado.
No entanto, as lavouras semeadas nos dias que antecederam às fortes chuvas sofreram danos, como erosão do solo e escorrimento superficial, principalmente em áreas de convergência de terrenos e nas zonas de maior tráfego de maquinário. Houve carreamento de solo, fertilizantes e sementes. Porém não será necessário replantar essas áreas, conforme técnicos da instituição.
O estabelecimento inicial da cultura do trigo no estado é superior ao das safras 2021 e 2022. E o desenvolvimento inicial encontra-se altamente satisfatório, mesmo em períodos de pequena insolação. Nas lavouras em estágio mais avançado de desenvolvimento, especialmente nas fases próximas ao perfilhamento, o movimento de sedimentos e palhas foi menor e restrito a espaços pontuais.
Os ventos fortes não representaram grandes preocupações para a cultura, visto que as plantas estão em estágio inicial de crescimento, com porte reduzido. Entretanto, algumas lavouras mais precoces e densamente plantadas nas bordaduras apresentaram algum acamamento.
Aveia branca
A semeadura nos 365.081 hectares estimados para esta safra de aveia branca foi tecnicamente encerrada. As lavouras se apresentam bem estabelecidas, e as plantas se encontram em estágios mais avançados do que a cultura do trigo. Esse fator contribuiu para reduzir o impacto das chuvas no solo, minimizando o escorrimento superficial nas áreas cultivadas.
No entanto, em locais onde os ventos foram mais fortes, o porte mais elevado das plantas favoreceu o acamamento. Em parte das lavouras, a colheita de grãos foi inviabilizada e, portanto, utilizada para forragem animal ou apenas como planta de cobertura de solo.
Canola
A semeadura da canola, nos 67.219 hectares cultivados no RS, foi finalizada. Em geral, houve estabelecimento inicial adequado e distribuição satisfatória de plantas por metro linear, fatores esses essenciais para obter bom desenvolvimento e produtividade na cultura. No período, as chuvas e os ventos fortes ocasionaram estragos pontuais, que estão sendo avaliados.
Fonte: Revista Cultivar.
Volte para a Listagem