O clima na América do Sul vai continuar sendo um fator muito importante diante da evolução do plantio, aponta o especialista Ruan Sene, analista de mercado da Grão Direto. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta chuvas volumosas para todo o Brasil, com exceção do nordeste e sul, afetando principalmente o Rio Grande do Sul.
Por outro lado, destaca ele, as precipitações continuarão abaixo da média no cinturão produtor da Argentina, mantendo a preocupação com a evolução do plantio e desenvolvimento das lavouras: “Esse cenário mantém as cotações do complexo soja (farelo e óleo) pressionadas [na Bolsa de] Chicago”.
“Além disso, a confirmação do retorno da China às compras será refletida nos números de exportações americanas desta semana, que poderão vir acima da expectativa do mercado, novamente. Isso será observado com atenção, podendo refletir um movimento de alta em Chicago”, afirma o analista de mercado da Grão Direto.
De acordo com o especialista Ruan Sene, o movimento de valorização da moeda americana no mercado internacional deve continuar, diante da expectativa de que as taxas de juros americanas poderão se manter altas por mais tempo, atraindo capital para os Estados Unidos: “O cenário interno continua indefinido, com movimentações políticas que causam incertezas ao mercado”.
“Caso esse cenário se confirme, Ruan Sene, especialista no mercado de grãos, da Grão Direto, acredita que essa semana poderá ser marcada por valorizações nas cotações brasileiras em relação à semana anterior”, conclui o analista.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem