Segundo o meteorologista Gabriel Rodrigues, o destaque do tempo neste começo de semana vai para a atuação de uma frente fria no Sul do Brasil, promovendo condições de chuvas em áreas importantes de trigo. Há previsão de frio, mas talvez a intensidade não seja tão forte quanto o indicado anteriormente.
Enquanto isso, haverá um forte contraste nas temperaturas do país, com calor intenso em áreas Centro-Norte do território nacional. A região está passando por uma situação atípica de calor, com projeções indicando temperaturas acima dos 38°C, especialmente no sudoeste de Mato Grosso, Rondônia e sul do Amazonas.
Essa onda de calor abrange uma grande área do território nacional, desde o oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul até a metade sul de Roraima, região de MATOPIBA e Ceará. Nessas áreas, os termômetros devem registrar temperaturas acima dos 32°C, o que é considerado acima da média para o período de inverno.
Além das altas temperaturas, os índices de umidade relativa do ar também estarão baixos, o que pode ser prejudicial para as lavouras e para o conforto animal, aumentando a demanda por água e ração, especialmente porque as pastagens estão praticamente na palha. Essa condição também favorece o alastramento de incêndios, exigindo cuidado redobrado nas operações de colheita e medidas de prevenção e mitigação de focos de fogo.
Um dos fatores que contribuem para a elevação das temperaturas no Centro-Norte do Brasil é a presença de uma frente fria na região Sul, que provoca o acúmulo de ar quente à frente das instabilidades, reforçando o calor nas áreas centrais do país. Essa frente fria está estacionária na região Sul, mantendo condições de chuva sobre a metade norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná, além de algumas áreas do extremo sul de Mato Grosso do Sul e sudeste de São Paulo.
As chuvas mais intensas devem se concentrar no sudoeste do Paraná e sul e leste de Santa Catarina, com previsão de volumes de até 50 mm ao longo do dia. Nas demais regiões, os volumes devem variar entre 10 e 30 mm. A semeadura do trigo está quase finalizada, e essas chuvas devem interromper temporariamente as operações de plantio, mas beneficiar as lavouras recentemente semeadas.
A expectativa é que, a partir do final do dia, as instabilidades avancem para o oceano, limpando o tempo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, as chuvas devem se restringir ao Centro-Norte e leste do estado. Esse tempo firme virá acompanhado de uma massa de ar frio, que pode trazer uma madrugada de terça-feira com temperaturas de inverno nas serras gaúcha e catarinense, além da fronteira sul do Brasil. Há possibilidade de geadas fracas, sem grandes riscos às lavouras em campo, mas que podem afetar culturas mais sensíveis ao frio.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem