A segunda-feira (12) começa com pancadas de chuva pelo Paraná, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais e no norte mineiro. Além disso, a previsão do tempo para hoje divulgada pela Climatempo indica que vai chover sobre boa parte do Tocantins, o oeste da Bahia, o norte de Mato Grosso, Amazonas, Pará e Roraima.
Na maioria dos casos, a chuva desta segunda-feira se deve à umidade que vem da Amazônia, do calor e mais da “Alta da Bolívia” (que é um sistema típico da primavera/verão da América do Sul. Também chamada de monção, a alta da Bolívia trata-se de uma área de alta pressão atmosférica em torno de 10 quilômetros de altitude — e cujo o centro fica geralmente sobre a Bolívia e com sua circulação no sentido anti-horário, em altos níveis da atmosfera. Ela causa convergência nos níveis mais baixos e ajuda na formação de nuvens carregadas pelo Brasil.
Na previsão do tempo para hoje, destacam-se os mais de 100 milímetros de chuva em 24 horas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sobretudo no município de Sabará. Acumulados elevados, com mais de 60 milímetros, são aguardados em Nova Friburgo (Região Serrana do Rio de Janeiro), Rio Verde (Goiás) e Água Clara (MS).
Nebulosidade e pancadas de chuva no Sul
A semana começa com nebulosidade e pancadas de chuva no sul e litoral sul gaúcho, por causa da aproximação de uma frente fria e mais a chegada de umidade na região. Aliás, a aproximação desse sistema frontal ajudou na forte pancada de chuva no final do domingo (11) sobre a praia Barra do Chuí, no município de Santa Vitória do Palmar, no estremo sul do estado. Nessa localidade, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de vento de 136,8 quilômetros por hora e acumulados de 15,8 milímetros em 24 horas.
No Paraná, a semana também tem início com nebulosidade. De acordo com a previsão do tempo para hoje, o estado receberá pancadas de chuva. Isso ocorrerá, de moderada a forte, mas em pontos específicos. São os casos, por exemplo, das regiões de Campo Mourão, Umuarama, centro, nordeste e noroeste. Segundo a Climatempo, isso ocorrerá por influência do calor, da umidade que vem da Amazônia e da circulação dos ventos em altitude.
Nesse sentido, a equipe da Climatempo reforça que o Paraná já recebeu pancadas de chuva no fim de semana. “Ressalta-se que choveu bastante nas últimas 24 horas sobre o sudoeste, sul e sudeste, além de pontos do leste do Paraná, com valores de mais de 50 milímetros, por causa desses sistemas meteorológicos mencionados anteriormente e somados a um cavado nos níveis mais baixos da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada)”, afirma a empresa de meteorologia em boletim. “Por outro lado, a região de Foz do Iguaçu registra nevoeiro desde à 1 hora desta madrugada de segunda, segundo relatos do aeroporto local.”
Pancadas de chuva e nebulosidade, todavia, no Sul do país. Enquanto isso, a meteorologia destaca a condição climática um tanto quanto oposta em um estado nordestino. De acordo com a previsão do tempo para hoje, a segunda-feira (12) começa com tempo firme e céu aberto em grande parte do Piauí. A exceção, contudo, se dá no extremo sul do estado, onde chove de maneira pontual e com raios. No entanto, no domingo (11) choveu mais em pontos do norte e sudoeste piauiense. Dessa forma, acumulados entre 8 e 13 milímetros foram registrados. A saber, isso ocorreu em decorrência da alta umidade na região, o calor e mais a circulação dos ventos em altitude.
Fonte: Canal Rural
Volte para a Listagem