Com unidade localizada às margens da BR-470, próximo ao trevo do Ibicuí, em Campos Novos-SC, a cooperativa dispõe de uma estrutura com equipamentos de ponta. São 2.500 metros quadrados de área construída, com depósitos para matéria-prima, produto embalado e refeitório.
O início da operacionalização da indústria foi realizado no dia 6 de novembro. De acordo com o chefe de unidade Rony Sampaio, o produto já está disponível ao associado e mercado em geral. “Foram longos anos de trabalho para chegarmos a essa conquista. Temos uma parceria muito importante com a IFB - Instituto de Fosfatos Biológicos. Testes foram realizados por órgãos oficiais e agricultores de diversas regiões, atestando a excelência em produtividade e rentabilidade”, comenta.
Para garantir a qualidade do fertilizante, a Copercampos firmou um termo de cooperação técnica com o IAC - Instituto Agronômico de Campinas, além da avaliação de outros dois laboratórios: Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc - Criciúma-SC e laboratório Solocria.
A tecnologia é diferenciada, trazendo na produção NPK no grão. O BioCoper “Biofertilizante Orgânico”, será produzido em várias formulas atendendo as mais diversas culturas. Além de oferecer pH neutro, rico em matéria orgânica e microorganismos, possui quantidade equilibrada de nutrientes essenciais ao desenvolvimento vegetal e microbiológico, o que recupera e aumenta a atividade biológica do solo, contribuindo para o aumento da sustentabilidade de qualquer sistema produtivo. Os dejetos (esterco) de suínos ou aves servem como nutrientes no processo biológico de fabricação do Bioativo. Os micro-organismos vão solubilizar o fósforo que automaticamente entra na composição do fertilizante. “Vamos fechar a cadeia produtiva, ou seja, dejetos (esterco), produção do fertilizante, lavoura, cereal comercializado ou processado na indústria de rações. Estamos pensando no meio ambiente”, enfatiza Sampaio.
Qualidade e garantia - BioCoper
- Melhora a qualidade dos produtos cultivados e o valor nutricional dos alimentos através do fornecimento equilibrado de nutrientes.
- Fácil aplicação, baixo custo, uso em pequenas quantidades/hectare, viabilizando a utilização em grandes áreas.
- Incrementa a produtividade
- Não provoca a contaminação dos lençóis freáticos
- Melhora a estrutura do solo, sua aeração e oxigenação
- Produto sólido, granulado, densidade 0,85 em média, sem odor desagradável
Instituto de Fosfato Biológico - IFB
É uma empresa focada no segmento da biotecnologia. A IFB foi criada em 1998, inicialmente com objetivo de levar ao campo o resultado de mais de nove anos dedicados exclusivamente a pesquisas, iniciadas em 1989, realizadas no processo de biotecnologia em fertilizantes, visando ter um processo auto-sustentável preservando e recuperando o meio ambiente.
Sua sede se encontra na capital de Goiás, Goiânia; onde são produzidas as culturas microbiológicas, que são distribuídas para as unidades de produção em todo o Pais. A IFB definiu sua atividade como uma empresa de desenvolvimento de pesquisas e novos produtos, por isto realiza parcerias de produção para difundir de forma eficiente e levar ao consumidor final os produtos por ela desenvolvidos. O sistema de parceria permite obter uma melhor logística de distribuição do produto desenvolvido, com uma biotecnologia revolucionária, o fertilizante BioAtivo. Luis Henrique Rigon
Assessoria de Comunicação COPERCAMPOS – Matriz / Campos Novos - SC
(049) 3541-6039 / www.copercampos.com.br
Volte para a Listagem