O destaque para esta quinta-feira (25/11) fica para o desenvolvimento de um ciclone ao sul do país. Durante a formação deste sistema, são esperados episódios de tempo severo na forma de tempestades acompanhadas de muitos raios, chuvas intensas em curtos períodos de tempo, granizo e vendavais. Por outro lado, as chuvas na metade norte do país ocorrem de forma mais irregular, apresentando características típicas de pancadas de verão.
Para os próximos dias, a tendência é de que as chuvas associadas ao ciclone na região sul, avancem em direção ao sudeste na forma de uma frente fria e provocando episódios de tempo adverso sobre o PR, MS e SP. Ao mesmo tempo que uma massa de ar mais seco volta a dominar a região sul.
Saiba como fica o tempo em cada região:
Região Norte
A presença de um VCAN ao norte da região, continua inibindo a formação de nuvens carregadas sobre o norte do AM, grande região do Baixo Amazonas no PA, RR e AP. Por outro lado, as instabilidades atuarão sobre RO, sul do PA e TO, mas vale ressaltar que essas chuvas serão na forma de pancadas rápidas com uma distribuição irregular e sem perspectivas para volumes significativos.
Região Nordeste
As instabilidades ganham intensidade em alguns pontos do norte da região. Particularmente sobre o MA, PI, sul do CE, oeste de PE, faixa norte da BA e SE. Essas chuvas serão causadas principalmente pelo fator termodinâmico (calor e umidade) e por instabilidades de altitude. Nas demais áreas do nordeste o predomínio será de sol e tempo firme, sobretudo ao sul da BA.
Região Centro-Oeste
A Alta da Bolívia perde intensidade nesta quinta-feira, ao passo que uma massa de ar seco atua entre o sul do MT e o GO. Mesmo com menor intensidade, as chuvas associadas à Alta da Bolívia estarão presentes ao norte do MT, com perspectivas de volumes superiores aos 40 mm na grande região de Arinos. Ao sul do MS, devido à grande quantidade de calor e umidade, e a proximidade com as instabilidade que atuarão na região sul do país, há grandes condições para o registro de chuvas na forma de fortes temporais, sobretudo no período da tarde. Os acumulados previstos não são expressivos, mas as chuvas podem ocorrer acompanhadas de muitos raios, vendavais e eventual queda de granizo.
Região Sudeste
A atuação de uma área de alta pressão mantém o tempo firme em praticamente toda a região sudeste. Alguns temporais poderão ocorrer no interior de SP e na grande região do Vale do Paraíba. Entretanto, as chuvas terão uma distribuição bastante irregular, baixos volumes previstos, mas que podem ser localmente fortes. Inclusive, alguns índices que medem o graus das instabilidades estão indicando a sinalização para queda de granizo no em alguns pontos do Vale do Paraíba.
Região Sul
O desenvolvimento de uma área de baixa pressão ao norte da Argentina e sul do Brasil dará forma a uma ciclone extratropical, provocando episódios de tempo severo sobre o RS e SC no decorrer do dia. As tempestades poderão se organizar na forma de linhas de instabilidade provocando episódios de vendavais, chuvas intensas em curtos períodos de tempo, queda de granizo e muita atividade de raios. As chuvas avançam até o estado do PR até o final do dia, mas os maiores volumes previstos são esperados no oeste do estado gaúcho, podendo superar a marca dos 50 mm.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem