Nesta sexta-feira (10/12) o predomínio do tempo continua sendo da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), assim as chuvas ficam posicionadas no centro-norte do país. Desta forma são esperadas condições de chuvas volumosas no norte do centro-oeste, sul da região norte, grande parte do nordeste e norte da região sudeste. Por outro lado, uma massa de ar quente e seco domina a metade oeste do cone sul do território nacional, mantendo as temperaturas elevadas e índices de umidade relativa abaixo do esperado para a época do ano.
Saiba como fica o tempo em cada região:
Região Norte
O calor e umidade típicos da época do ano, mantém as condições favoráveis para a formação de nuvens carregadas em todas as áreas da região norte. Entretanto é esperado que essas chuvas aconteçam de forma esparsa e com os maiores volumes ocorrendo no Baixo Amazonas, ao noroeste do PA, faixa central do AM e AC e sul do TO, sendo que essas chuvas podem superar os 40 mm pontualmente.
Região Nordeste
O padrão dos ventos associados à ZCAS, continua favorecendo o registro de chuvas em grande parte da região nordeste. O sul da BA, mais uma vez, pode registrar volumes expressivos, superando a marca dos 70 mm. No oeste baiano, MA e PI, as chuvas fortes também estarão presentes, mas de forma isolada. Apesar disso, a tendência ainda indica o tempo seco no nordeste da região nordeste.
Região Centro-Oeste
O corredor de umidade que vem provocando instabilidades ao longo dos últimos dias, continua atuando sobre a metade norte da região. Por outro lado, uma massa de ar seco avança, diminuindo as condições de chuvas na metade sul do MT e sul do GO, além disso, o calor ganha intensidade no oeste do MS. Mesmo assim, ainda são esperadas chuvas expressivas no norte do GO, podendo superar a marca dos 40 mm pontualmente.
Região Sudeste
A atuação da ZCAS continuará promovendo condições para chuvas volumosas no norte de MG, mas diminuindo sobre o norte do ES. Os volumes esperados podem superar a marca dos 50 mm pontualmente, mas de maneira restrita ao norte de MG. O tempo segue firme e seco entre o triângulo mineiro e praticamente todo o estado paulista, exceto o litoral. E na parcela central de MG, RJ e ES, devido ao calor algumas instabilidades poderão se formar, resultando em pancadas de chuvas isoladas e mal distribuídas.
Região Sul
O predomínio da massa de ar seco continua dominando o tempo nos três estados da região, apenas em alguns pontos do leste de SC e do PR poderá ter o registro de algumas pancadas fracas e isoladas, devido à maior influência da umidade do mar. Outro destaque fica para as temperaturas elevadas e baixos índices de umidade do ar na metade oeste dos estados.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem