A safra de soja 2017/2018 está se desenvolvendo bem no Paraná. De acordo com o relatório divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), na terça-feira (30/01), no estado, 17% das lavouras plantadas com a oleaginosa estão em fase de floração, 69% em frutificação, 12% em maturação e 2% em desenvolvimento vegetativo. Ainda de acordo com o Deral, 86% das lavouras apresentam boas condições e somente 14% apresentam condição mediana.
Safra de soja
No segundo maior estado produtor de soja, a colheita da safra de soja 2017/2018 ainda não é expressiva. De acordo Edimar Gervásio, técnico do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), a maior parte das lavouras ainda não está pronta para a colheita, mas a safra é considerada dentro da normalidade. “O ciclo da soja está um pouco mais longo porque houve atraso no plantio. Já há pontos de colheita da soja em várias regiões, mas ainda não atingiu 1%”, afirmou Edimar Gervásio em entrevista à Successful Farming Brasil. “Mas, historicamente, a gente não tem colheita em janeiro de forma intensiva. Para o estado, a colheita da soja ainda está dentro da normalidade.”
Safra de milho
Segundo o Deral, 84% das lavouras da primeira safra de milho 2017/2018 apresentaram boas condições, 15% estão com condições médias e somente 1% foi considerado com condições ruins. Sobre o desenvolvimento da cultura, o Deral informa que 2% das lavouras de milho primeira safra estão em desenvolvimento vegetativo, 13% em floração, 69% em frutificação e 16% na fase de maturação. O plantio da segunda safra de milho chegou a 1% até a segunda-feira (29/01).
Fonte: Sfagro
Volte para a Listagem