A produção brasileira de soja da safra 2013/2014 é estimada em 87,6 milhões de toneladas, pela INTL FCStone. A projeção da consultoria de gerenciamento de risco (com foco em commodities) mantém os números apresentados no início de abril, apesar de alguns estados sofrerem adequações, especialmente os de colheita tardia.
O Paraná amargou uma queda de 15% na produção do noroeste do estado em relação ao esperado inicialmente, por conta do clima seco. Também no Rio Grande do Sul houve rendimento um pouco abaixo das expectativas, com a maior parte da colheita sendo realizada em abril. Com isso, o volume produzido deve ser de aproximadamente 13 milhões de toneladas.
O estoque final deve ficar em 3,21 milhões de toneladas. Isso representa 3,8% do uso total do país, “mantendo um nível ainda confortável. Como se espera uma redução da demanda internacional nos próximos meses, principalmente da China, foi feito um ajuste nas exportações brasileiras e no consumo doméstico, que deve ser praticamente mantido inalterado em relação ao ciclo anterior”, diz a INTL FCStone.