30
abr
2024
Ritmo intenso na colheita de soja do Rio Grande do Sul

As atividades de colheita de soja foram temporariamente interrompidas devido às condições meteorológicas instáveis no Rio Grande do Sul, com precipitações nos dias 15 e 16 de abril. Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (25/04), a retomada parcial ocorreu em 17 de abril em algumas regiões do estado, com umidade dos grãos colhidos variando entre 16% e 25%, acima do ideal para processos eficientes de trilha e separação.

Após a retomada das atividades, o ritmo de colheita intensificou-se até 21 de abril, aproveitando dias ensolarados e temperaturas amenas. Isso permitiu uma extensão das operações até durante as noites, resultando no aumento da proporção da área colhida de 49% para 66%. Apesar das condições desfavoráveis, a produtividade das lavouras não sofreu impactos de modo geral. No entanto, danos pontuais foram registrados, especialmente na região Centro-Oeste do estado, onde precipitações excepcionalmente volumosas dificultaram a retomada da colheita.

À medida que a colheita avança para o terço final, observa-se uma tendência de redução na produtividade, principalmente em lavouras mais tardias afetadas por problemas fitossanitários, como a ferrugem-asiática. Apesar disso, a safra atual é considerada bastante satisfatória, com uma estimativa de produtividade de 3.329 kg/ha.

Fonte: Agrolink.

Volte para a Listagem
whatsapp