Começa nesta terça-feira (07), a 3ª Reunião Paranaense de Ciência do Solo, no Hotel Sumatra, em Londrina. O consultor Rolf Derpsch faz a conferência de abertura, com o tema Sistemas conservacionistas de produção: como assegurar a sua sustentabilidade?”, a partir das 9h30min. A segunda conferência “A qualidade do solo em sistemas conservacionistas de produção”, será proferida pelo pesquisador João Carlos de Sá, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a partir das 10h40min.
No período da tarde, a programação tem continuidade a partir das 14h, com a plenária “O uso do solo em sistemas conservacionistas de produção”, a cargo de Augusto de Araújo, diretor técnico-científico adjunto do IAPAR.
Também às 14h, a pesquisadora Tangriani Assmann, da Universidade Técnica Federal do Paraná (UTFPR), de Pato Branco, falará sobre “Uso do solo em sistemas conservacionistas para o cultivo de pastagens”. Assmann vai falar sobre a importância das práticas para reduzir o processo de degradação das pastagens, como correção e adubação do solo. A pesquisadora chama a atenção sobre a importância da atividade pecuária e lembra que no máximo 3% dos corretivos utilizados na agropecuária são aplicados no cultivo de forrageiras.
Às 14h40min, o pesquisador Pedro Antonio Auler, do IAPAR de Paranavaí, aborda o “Uso do solo em sistemas conservacionistas para o cultivo de perenes”. Às 15h50min, o pesquisador Volnei Pauletti, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fará a palestra “Uso do solo em sistemas conservacionistas para o cultivo de culturas anuais”.