A relação entre oferta e demanda mundial de grãos deve ficar estável no ano-safra 2013/14, depois da situação relativamente tensa em 2012/13, quando houve uma diminuição na oferta de cereais e um aumento de preços, segundo relatório bianual da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
A produção mundial de grãos, incluído o arroz, é estimada pelo órgão da ONU em 2,46 bilhões de toneladas, um volume sem precedentes e 6,5% superior ao ano-safra anterior, principalmente devido ao crescimento na estimativa de produção de trigo e uma forte recuperação na colheita americana de milho. É também provável que haja um aumento na produçao de arroz, embora a redução nos preços possa limitar este crescimento.
Segundo as previsões da FAO, o consumo mundial de grãos deve chegar a 2,40 bilhões de toneladas em 2013/14, 3% maior que no ciclo atual, em grande parte pelo aumento no consumo de milho para alimentação e para a indústria americana.
A utilização de trigo e arroz estará em linha com o crescimento da população, principalmente nos países desenvolvidos, fator que manteria estável o consumo médio de cereias per capta em 153 quilos por ano.
Com isso, os estoques finais no final do ciclo então chegariam a 569 milhões de toneladas, uma recuperação de 11% em relação a safra atual e o maior volume em 12 anos.
O comércio mundial de grãos deve ficar estável, segundo a FAO, em 306 milhões de toneladas. "Uma diminuição no comércio de trigo deve ser compensada pela recuperação das negociações com milho, enquanto pouco deve se alterar o comércio de arroz", diz a FAO no relatório.
Fonte: Valor Econômico
Volte para a Listagem