Produção de soja em 2010 será 13,8% maior ante 2009
A produção estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a soja, na safra 2010, é de 64,9 milhões de toneladas, com alta de 13,8%, em comparação ao volume obtido em 2009. A área a ser colhida, estimada em 22,9 milhões de hectares, mostra um acréscimo de 5,4%, enquanto o rendimento médio esperado, de 2.833 kg/ha apresenta um acréscimo de 8,0%.
Segundo comentam os técnicos do instituto no documento de divulgação da pesquisa, "a ampliação da área cultivada com soja ocorre, principalmente, em áreas anteriormente ocupadas com o milho, como também, em áreas de algodão e arroz. Tal fato é reflexo das maiores cotações e liquidez da soja".
Ainda segundo os técnicos, no que diz respeito ao rendimento, "há expectativa dos produtores de um clima mais favorável para essa safra, não se repetindo a estiagem ocorrida na safra passada". Em Mato Grosso, maior produtor nacional de soja, "as condições climáticas, até o atual momento, encontram-se bastante favoráveis à cultura", sendo que nesse Estado, o plantio iniciou mais cedo que o previsto, sendo que as primeiras colheitas começarão no final do mês de dezembro.
Fonte(s): Agência Estado
Volte para a Listagem