Segundo o informado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (SAR), o estado apresentou um crescimento de 17,5% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2023, conforme dados da Pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado se destaca como o maior produtor nacional de maçã e cebola, com 593,1 mil toneladas e 377,6 mil toneladas, respectivamente.
Com essa performance, Santa Catarina subiu duas posições no ranking nacional, agora ocupando o nono lugar entre as 27 unidades da federação. A produção total do grupo de cereais e leguminosas alcançou 7,1 milhões de toneladas neste ano, englobando 14 produtos, como algodão herbáceo, arroz, feijão, milho e soja.
A produção de maçã no estado responde por metade da produção nacional, totalizando 1,2 milhão de toneladas, com São Joaquim liderando entre os municípios catarinenses, representando 53,1% do total. Ituporanga, por sua vez, se destacou na produção de cebola, com 89,9 mil toneladas.
Além disso, a banana, com 693,4 mil toneladas, e o fumo, com 183 mil toneladas, ocupam o segundo lugar na produção agrícola catarinense. Em seguida, aparecem a erva-mate (100 mil toneladas), o maracujá (46,9 mil), o pêssego (18 mil) e a noz (216 toneladas).
A soja, com 2,9 milhões de toneladas, contribuiu com 41,3% da produção de grãos do estado, registrando um crescimento de 36,7% em comparação a 2022. O milho também teve um desempenho positivo, com 2,6 milhões de toneladas, aumento de 20,9% em relação ao ano anterior. Embora tenha apresentado uma queda de 1,5%, Santa Catarina continua sendo o segundo maior produtor de arroz do Brasil, totalizando 1,2 milhão de toneladas.
Além de seus avanços na produção agrícola, Santa Catarina se destaca na agropecuária, liderando a produção de carne suína e ocupando o segundo lugar na produção de carne de frango. A Epagri/Cepa, por meio do Observatório do Agro e do Infoagro, está elaborando a série histórica de dados, que já inclui estimativas para 2024 e 2025. As informações sobre a produção agrícola podem ser acompanhadas mensalmente pelo Boletim Agropecuário, que oferece um panorama sobre o desenvolvimento das safras e dos mercados.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem