A quinta-feira (10/02) será marcada, novamente, pelo domínio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Que consiste em um corredor de umidade sobre a faixa central do país, saindo da região Norte em direção ao Sudeste. Com isso, a previsão é de uma quinta bastante chuvosa nas áreas produtoras do centro do país, o que poderá atrapalhar em alguns momentos os trabalhos de campo, diminuindo as janelas de operação na lavoura.
As instabilidades também ganham mais abrangência sobre as áreas produtoras do MATOPIBA, e leste do nordeste. Mas ainda apresentando um padrão irregular no leste do Nordeste.
No Centro-Sul, de maneira geral o tempo segue firme, mas há condições para o surgimento de algumas instabilidades pontuais e isoladas com a possibilidade de queda de granizo miúdo de maneira bastante pontual.
Saiba como fica o tempo em cada região:
Região Norte
A intensificação dos ventos nas camadas mais altas da atmosfera diminui as condições de chuvas na metade oeste da região norte. Portanto, espera-se que a quinta tenha chuvas mais irregulares sobre a metade oeste do AM, AC e RR, ao passo que sobre o leste do AM, PA e TO haja um aumento das instabilidades.
Região Nordeste
A tendência indica um aumento das instabilidade sobre a região, especialmente na metade leste do nordeste onde as chuvas estavam mais reprimidas ao longo dos últimos dias. Deste modo, desde o sul da BA até o CE há condições para o registro de algumas pancadas de chuvas esparsas e mal distribuídas. Já na metade oeste, especialmente nas áreas produtoras da região, as projeções também indicam um aumento das instabilidades, aumentado a cobertura das áreas que podem receber chuvas ao longo do dia. Os volumes ficam entre 10 e 30 mm no oeste, e entre 5 e 10 mm no leste.
Região Centro-Oeste
Seguindo o padrão típico de um evento de ZCAS, a quinta-feira também será fechada e chuvosa na metade norte da região. As projeções indicam chuvas volumosas no nordeste do MT e na faixa central do GO, podendo superar a marca dos 40 mm pontualmente. Já na metade sul, particularmente sobre todo o estado do MS, o tempo será mais seco, com temperaturas elevadas (na metade oeste) e índices de umidade que podem ficar abaixo dos 20% nos horários mais críticos.
Região Sudeste
A permanência da ZCAS sobre a região, mantém o tempo mais fechado e chuvoso em grande parte dos estados. Há inclusive condições para chuvas volumosas sobre a faixa central de MG, onde os acumulados podem superar a marca dos 50 mm pontualmente. Também chove sobre o RJ e ES, mas com volumes previstos menores do que em MG. Ao mesmo tempo, uma massa de ar seco domina a metade sul do estado de SP.
Região Sul
A quinta terá a presença de algumas instabilidades sobre a região, até mesmo com a possibilidade do registro de temporais localmente fortes. Porém, essas instabilidades ficarão restritas sobre o estado de SC, gerando baixos volumes ao longo do período. Entretanto, alguns índices que medem o grau dessas instabilidades, indicam a possibilidade da queda de granizo pontual na serra Catarinense. Sobre o PR e RS, o predomínio será de tempo seco e gradativa elevação nas temperaturas. Vale mencionar também que em alguns momentos a umidade do ar poderá ficar abaixo dos 20%.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem