A semana inicia com um padrão de tempo bastante característico da época do ano. As chuvas ocorrem sobre a faixa central do país em decorrência das instabilidades de altitude e por conta do fator termodinâmico (calor e umidade).
Esta combinação poderá resultar em alguns temporais localmente fortes e que vão ocorrer preferencialmente entre a tarde e noite. Pontualmente esses temporais poderão ser acompanhados de granizo miúdo, mas que de maneira geral não irá resultar em chuvas volumosas.
Em contraste, no Centro-Sul do país, o dia será mais seco e com uma grande variação nas temperaturas entre o amanhecer e o período da tarde. Em algumas regiões os índices de umidade relativa do ar poderão ficar abaixo dos 15% nos momentos mais críticos.
Saiba como fica o tempo em cada região:
Região Norte
O padrão das instabilidades ganham mais abrangência nesta segunda-feira. As chuvas ganham intensidade sobre o estado do AM, especialmente na faixa central do estado, onde as chuvas poderão ser localmente fortes e gerar volumes acima dos 70 mm no decorrer do dia. Também chove forte sobre o Baixo Amazonas no noroeste do PA. A influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também aumentará as condições para chuvas sobre o AP e nordeste do PA.
Região Nordeste
As instabilidades de altitude favorecem o surgimento de nuvens carregadas sobre grande parte da região. As chuvas podem retornar de forma pontual sobre o sul da BA e as instabilidades ganham intensidade sobre o MA. Eventualmente, algumas pancadas de chuva poderão ser localmente fortes sobre o oeste da BA, mas de maneira isolada. Já na parcela central do MA, os volumes poderão superar a marca dos 40 mm no decorrer do dia. O tempo será mais seco entre o CE até SE, mas com a possibilidade do surgimento de alguma chuva isolada e mal distribuída.
Região Centro-Oeste
O corredor de instabilidades continuará dominando o tempo sobre a metade norte da região. Contudo, as projeções não indicam chuvas muito expressivas, sendo que os volumes previstos ficam entre 10 e 30 mm na maioria das áreas com probabilidade de chuva. Porém, a permanência de uma massa de ar mais seco e quente mantém o tempo firme sobre MS, apesar disso algumas instabilidades pontuais e passageiras poderão atingir o norte do estado.
Região Sudeste
O padrão de instabilidades começa a perder intensidade sobre a região, porém ainda há condições para o registro de chuvas na maior parte dos estados do sudeste. Apesar disso, os volumes foram menores do que os registrados nos últimos dias, além de mais aberturas de abertura de sol. O tempo segue chuvoso sobre MG, RJ e ES, entretanto na média das projeções os volumes ficam entre 10 e 20 mm. Também chove no Vale do Ribeira (com potencial para queda de granizo isolado), ao passo que o tempo segue firme na metade oeste do estado de SP.
Região Sul
De maneira geral, o tempo será firme em grande parte das áreas produtoras da região. A exceção ficará para a grande região do Vale do Itajaí em SC e leste do PR, onde alguns índices também indicam condições para temporais localmente fortes até mesmo com a presença de granizo isolado. Outro destaque será a grande amplitude térmica sobre o RS, isto é, a grande diferença entre as temperaturas mínimas e máximas do dia. O amanhecer poderá ser ameno, especialmente em áreas de serra, ao passo que no período da tarde os termômetros sobem rapidamente e os índices de umidade do ar ficam abaixo dos 15% em algumas regiões no oeste do RS.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem