A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) volta a atuar sobre a porção norte do país nesta quinta-feira (23). Conforme a previsão do tempo, ela levará chuva para o litoral norte do Norte e do Nordeste.
Os acumulados mais significativos do dia estão previstos para a região de Caxias (MA), com o volume podendo chegar aos 100 milímetros (mm). Para as próximas 24 horas, a expectativa é de chuva volumosa também em Buritis (RO), onde os acumulados devem ficar na casa dos 80mm.
Um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) se forma sobre Minas Gerais e Bahia. A tendência, de acordo com a meteorologia, é que ele inibia as chuvas sobre sua área central de atuação. Por outro lado, esse fenômeno levará chuvas para região de fronteira com os outros estados.
A chuva não dá trégua sobre o sul da região Nordeste e noroeste de Mato Grosso. Isso porque um Vórtice Ciclônico de Médios Níveis atua sobre essas faixas do país. Segundo a previsão do tempo para a data, os acumulados ficam próximos aos 50mm.
No Sul, a Alta Subtropical do Atlântico Sul leva umidade do oceano para o continente. Além disso, o jato subtropical atua principalmente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Consequentemente, ele será responsável por instabilidades na região. Dessa forma, os acumulados de chuva ficam entre 30 e 70mm. Há, além disso, chance de vendavais e granizo sobre o território gaúcho e a porção sul catarinense.
Previsão do tempo para os próximos dias
chuva forte e temporais - previsão do tempo para hoje - minas gerais - chuvas - tempo fechado
De quinta (24) até a próxima terça-feira (28), as instabilidades seguirão ativas em boa parte do Brasil. No período, os maiores volumes de chuva devem se concentrar na região Norte, sobretudo na faixa que pega o Acre, o Amazonas e oeste do Pará. Nessa área, os volumes podem chegar aos 100mm. E isso pode gerar transtornos no trabalho de campo.
Para os próximos cinco dias, a previsão do tempo indica tempo mais firme em São Paulo e Minas Gerais.
Fonte: Canal Rural
Volte para a Listagem