06
mar
2012
Preços estimulam produtor a vender a safra
Os melhores preços de soja e milho, registrados nos últimos dias, e as previsões de queda na cotações internacionais no segundo semestre estimulam as vendas da produção 2011/12.
A avaliação dos analistas consultados pelo Caminhos do Campo confirma que este é um bom momento principalmente para quem se manteve fora do mercado até o início da colheita de verão. “O produtor precisa levar em conta que os Estados Unidos deverão plantar 2,5% mais milho e 3,5% mais trigo sem reduzir a área da soja. Além disso, o Brasil deve confirmar ampliação do plantio do milho safrinha. Se não houver quebra climática, teremos uma temporada de grande produção e os preços relamente vão cair”, apontou Eugênio Stefanelo, especialista da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A quebra pode ocorrer, mas como os EUA tiveram problemas nos últimos dois anos, as apostas são de safra cheia. “Não tenho registro de três anos de perdas consecutivas”, disse Flávio França Jr. da Safras & Mercado. A soja chegou à máxima de R$ 50 a saca em Ponta Grossa e o milho a R$ 26 em Apucarana.
Volte para a Listagem