Preços do trigo em alta animam produtores do PR
No Paraná, os agricultores estavam desanimados com os preços do trigo e com as perdas na safra nos anos anteriores, mas com a valorização do cereal e a quebra na produção argentina, o cenário mudou.
As sementes estão preparadas e o agricultor Anízio Favoretto segue animado na plantação de trigo. Ele volta a plantar o grão depois de três anos apostando no milho safrinha.
Anízio vai plantar 300 hectares por causa da melhora no preço. A saca que era vendida por R$ 38 em abril do ano passado, agora já está em R$ 45, um aumento de quase 20%. "O preço hoje está mais convidativo, né?".
O Paraná chegou a ser o maior produtor de trigo do país, hoje está em segundo lugar, perde para o estado do Rio Grande do Sul.
No ano passado foram plantados 990 mil hectares de trigo em todo o estado. A previsão do Departamento de Economia Rural (Deral) para este ano é que sejam plantados mais de 1,2 milhão de hectares.
O clima frio da região é um forte aliado para a cultura do trigo, mas a fé também ajuda a manter a esperança de uma boa produção. "Queremos contar com a ajuda de São Pedro", revela Anízio.
Fonte: Globo Rural |
Volte para a Listagem