"A soja passa por um momento interessante em Mato Grosso do Sul, com aumento da área cultivada no Estado e bons preços para os agricultores, porém com elevado uso de defensivos agrícolas", explicou o Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus.
Durante toda manhã, os participantes terão a oportunidade de compreender melhor algumas pragas da cultura da soja, tais como: broca das vagens (Maruca vitrata) e lagarta da espiga do milho (Helicoverpa zea). "Essas são pragas que não são de ocorrência comum, mas que nessa safra passaram a ser problemáticas, então vamos abordá-las", explica o pesquisador da Embrapa, Crébio José Ávila, que vai apresentar palestra intitulada "Ocorrência e manejo de pragas da soja safra 2012/2013".
Na ocasião, será apresentado o resultado preliminar do manejo integrado de lagartas e percevejos da soja que está sendo conduzido de forma regionalizada pelo pesquisador Crébio e que vem obtendo resultados interessantes no controle dessas pragas. "Esperamos contribuir com a racionalização do uso de agroquímicos , favorecendo os resultados positivos dos custos produtivos da soja e auxiliando na conservação do meio ambiente", explicou ele.
O evento é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste, com apoio da Embrapa Transferência de Tecnologia, Escritório de Negócios de Dourados e da Fundação Meridional.
Fonte: Embrapa Agropecuária Oeste
Volte para a Listagem