mai
PR ameaça vice-liderança de MT nas exportações do agronegócio
Disponibilidade do milho deve aumentar as exportações de MT

Vívian Lessa e Leandro J. Nascimento

Apesar de comemorar um aumento de 27% nas exportações do agronegócio no primeiro quadrimestre do ano, Mato Grosso corre o risco de perder a vice-liderança nos embarques internacionais. Isso porque, o Paraná, que registrou alta de 8%, está se aproximando do total exportado pelo estado mato-grossense. Neste ano, Mato Grosso enviou ao exterior US$ 3,883 bilhões em produtos como soja e algodão, totalizando 7,281 milhões de toneladas. Já as exportações paranaenses somaram US$ 3,722 bilhões ou 5,808 milhões de toneladas de grãos, fibras e carnes.

A liderança do ranking nacional de exportação, que ainda está com São Paulo com embarques de US$ 4,785 bilhões (4,671 milhões de toneladas), também pode ser modificada já que as indústrias paulistas enviaram menos nestes quatro primeiros meses do ano do que no mesmo período do ano passado, quando os embarques atingiram US$ 5,627 bilhões (5,697 milhões de toneladas). Os dados são do Ministério de Agricultura, Pecuária a Abastecimento (Mapa).

O gestor do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, explica que a diferença das exportações de Mato Grosso e Paraná deve diminuir em função da pouca oferta da soja. Os embarques da oleaginosa feita pelas empresas mato-grossenses corresponde a 77% do total exportado pelo estado - com US$ 3,028 bilhões (6,327 milhões de toneladas).

"Antecipamos o volume exportado porque o plantio e colheita da soja aconteceu antes do previsto. Já o Paraná, que teve quebra na produção do grão, começa a exportar agora". Conforme ele, a tendência é que junho ou julho Mato Grosso retome com as exportações em maior escala. "É quando teremos milho em abundância para oferecer".

Latorraca acrescenta que o algodão é outra cultura que influenciou o aumento dos embarques no estado. As exportações da pluma aumentaram 651% neste ano em comparação com 2011, passando de US$ 29 milhões (17 mil toneladas) para US$ 218 milhões (117 mil toneladas), de acordo com o levantamento do Mapa.

Fonte: Agrodebate..