Pesquisadores da Embrapa-Soja e técnicos da coordenação estadual do programa MIP/MID, do Instituto Emater, estiveram em Peabiru, no dia 30, de novembro. O objetivo foi fazer uma visita técnica a uma das Unidades de Referência instaladas por extensionistas na região e discutir com outros técnicos e produtores rurais medidas de controle de pragas e doenças. A visita faz parte do Giro Técnico que integra a Campanha Plante seu Futuro, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
A visita técnica foi realizada na propriedade do produtor Marcos Sommariva. Na oportunidade foram apresentadas tecnologias de monitoramento de pragas e doenças, além de serem abordadas tecnologias de pulverização de culturas, modelos de bicos, regulagem e vistoria de equipamentos. Outro assunto discutido foi o efeito benéfico do tratamento de sementes com bactérias fixadoras de nitrogênio sobre a produtividade da soja. Segundo os pesquisadores, a inoculação das sementes é a principal tecnologia para se obter bons rendimentos, sem necessidade de usar a adubação química das lavouras.
A visita técnica em Peabiru faz parte de uma série de eventos semelhantes que serão realizados em outras regiões do estado, com o objetivo de avaliar as tecnologias aplicadas no campo, oportunizar que os técnicos participem de um fórum de discussão dessas tecnologias e levar novas metodologias de identificação de pragas e doenças, possibilitando assim aos produtores rurais adotarem estas tecnologias.
Para os organizadores dessas visitas, a mensagem deixada para os agricultores é que é possível conseguir uma produção sustentável de grãos, particularmente a cultura da soja, com um número menor de aplicação de agrotóxicos, a preservação dos inimigos naturais das pragas e as pulverizações bem feitas e somente quando necessárias. Com isso o que se deseja é a redução da contaminação ambiental, o aumento da produtividade e da renda dos produtores.