As últimas movimentações do mercado mundial de trigo estão animando o setor produtivo, em especial as cooperativas agropecuárias paranaenses, que estudam a possibilidade aumentar as exportações do cereal nesta safra como forma de aumentar a liquidez no mercado e propiciar uma remuneração melhor ao triticultor.
De acordo com o CME Group - maior e mais diversificada bolsa do mundo, formada pela fusão da Chicago Mercantile Exchange com a bolsa de Chicago -, o mercado futuro de trigo dos Estados Unidos fechou com forte alta e com a expectativa de que a demanda pela commodity vai permanecer elevada após operações realizadas recentemente. O CME Group informou que o Egito, maior importador mundial de trigo, negociou a compra de 225 mil toneladas do cereal dos Estados Unidos e que um moageiro alemão, que antes adquiria trigo da França, comprou dos americanos as primeiras embarcações de trigo duro.
Mercado aquecido - Na avaliação da Gerência Técnica e Econômica da Ocepar (Getec), isso mostra que o mercado internacional está bem aquecido e que existe demanda para trigo de alta qualidade, abrindo uma boa possibilidade de escoamento para o trigo classe pão cultivado pelos triticultores paranaenses, já que o mercado está buscando cereal onde há disponibilidade. Para os analistas da Getec, outro fato positivo é que a economia mundial está em ascensão. O FMI está prevendo um crescimento acima de 4% em 2010.
Preço - Além disso, os preços internacionais do trigo continuam em alta. Na bolsa de Chicago, passou de US$ 6,9/bushel, na terça-feira (31/08), para US$7,13/bushel nesta quarta-feira (01/09), o que representa um aumento de 3,5%. "Os preços subiram e estão se sustentando nos últimos trinta dias devido à relação entre a oferta e a demanda", explicam os analistas. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção mundial de trigo deve cair 35 milhões de toneladas, passando das 680 milhões de toneladas, colhidas na safra passada, para 645 milhões de toneladas nesta safra.
Consumo - Por outro lado, o consumo mundial deve aumentar 11 milhões de toneladas, passando de 651 milhões de toneladas em 2009 para 662 milhões de toneladas em 2010, de acordo com projeções do USDA. "São fatores que influenciam diretamente na definição dos preços. Também temos que levar em consideração que a relação estoque/consumo do trigo reduziu de 30% em 2009 para 26% em 2010", afirmam os analistas da Getec.
Fonte: Ocepar
Volte para a Listagem