O frio intenso castigou lavouras na Região dos Campos Gerais. Com termômetros que se aproximaram de 0ºC em alguns municípios, muitos produtores perderam parte de sua produção, devido à geada – principalmente os hortifrutigranjeiros. O Departamento de Economia Rural na região não fez balanço sobre perdas, mas produtores relaram que a produção foi afetada.
O agricultor João Maria Galvão relata que cobriu parte de sua produção de hortaliças. Porém, parte foi afetada, porque não deu tempo de fazer a proteção adequada. “No meu caso, pouca coisa foi afetado, pouco mais de 10%, de alface e brócolis. Se está novinho, volta. Mas teve gente que perdeu muito mais”, diz.
A economista do Deral, Vera Maria Silvestre, afirma que pelo momento na região (do fim da colheita da soja e do milho), com o recente início do plantio dos cultivos do inverno, como o trigo, que está germinando não deve haver perdas significativas. “Como ainda está pequeno, provavelmente o produtor vai conseguir reverter os danos. O problema seria maior se o trigo tivesse espigado”, relata.
Fonte: Agrolink
Volte para a Listagem