A Ocepar, organização que representa as cooperativas do Paraná, informou que feijão e trigo são os produtos que no momento oferecem melhores remunerações aos agricultores do Estado.
Conforme a entidade, os preços pagos pela saca de 60 quilos de feijão de cor subiram 42% em julho e já apresentam alta de 26% em agosto. Nos dois casos, as comparações são com os mesmos períodos de 2012. No caso do feijão, as valorizações são de 41% e 49%, respectivamente.
"As cotações do feijão, preto e cores, estão positivas e são reflexo do aperto no abastecimento interno devido aos problemas de clima que tivemos na safra 2012/13", afirma Robson Mafioletti, analista técnico e econômico da Ocepar, em comunicado.
No caso do trigo, continua a Ocepar, os agricultores receberam valores 56% superiores em julho e a alta em agosto chega a 51%. Para o cereal, a entidade enxerga um cenário favorável para os preços, dada a oferta global ainda relativamente apertada. Mas lembra que muitos produtores sofreram quebras na atual safra (2013/14) por causa das geadas de julho.
Fonte: Valor Econômico
Volte para a Listagem